segunda-feira, 25 de março de 2024

A primavera do Reino (Apresentação EG)


A primavera do Reino

Em sua primeira Exortação, “Evangelii Gaudium”, o Papa Francisco fala da maior ameaça que nos atinge: “o pragmatismo cinzento da vida quotidiana da Igreja, no qual aparentemente tudo procede dentro da normalidade, mas na realidade a fé vai-se deteriorando e degenerando na mesquinhez”.

São instigantes suas palavras: “Desenvolve-se a psicologia do túmulo, que, pouco a pouco, transforma os cristãos em múmias de museu. Desiludidos com a realidade, com a Igreja ou consigo mesmos, vivem constantemente tentados a apegar-se a uma tristeza melada, sem esperança, que se apodera do coração como o mais precioso elixir do demônio.

Chamados para iluminar e comunicar vida, acabam por se deixar cativar por coisas que só geram escuridão e cansaço interior e corroem o dinamismo apostólico. Por tudo isto, permiti que insista: Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!”.

À espera da primavera, que muito mais do que uma estação, há de ser para nós a primavera da beleza e do encantamento da vida: a primavera do Reino.

E para que a primavera do Reino aconteça, intensifiquemos a prática da Leitura Orante da Bíblia, como também tem insistido o Papa e os diversos Documentos da Igreja.

A primavera do Reino acontece também no semear e cultivo incansável de todos nós, como discípulos missionários do Senhor, mas com a convicção de que é Deus quem faz a semente crescer, como nos falou o Apóstolo Paulo (1 Cor 3,1-9).

Vislumbramos a nova primavera da Igreja, que passa necessariamente por uma conversão da paróquia, para que esta seja “comunidade de comunidades”.

Entretanto, para que este propósito não fique tão apenas na intenção, e preciso que, aos poucos, nos diversos espaços, busquemos caminhos para concretizá-lo.

Um dos caminhos, sem dúvida, é repensar nosso trabalho com a juventude, para que os jovens sejam protagonistas da evangelização de outros jovens.

Certamente, descobriremos que temos belas sementes a oferecer aos jovens, mas é preciso que eles e toda a comunidade não se omitam deste santo propósito.

Crendo na primavera do Reino, e não permitindo que nos roubem a alegria da evangelização, realizaremos o XVII ECC - Encontro de Casais com Cristo – no anseio de ajudar os casais no fortalecimento dos vínculos do matrimônio, bebendo da Divina Fonte da Palavra e da Eucaristia: Jesus.

Somente um encontro pessoal com Jesus nos renova e nos dá força para perseverar no caminho de santificação da família, em favor de um mundo novo.

Crendo que a primavera do Reino é possível, expresso meu carinho e gratidão a Deus por celebrar, neste mês, nove anos como Pároco desta paróquia; renovando minha alegria de trabalhar com todos, e oferecendo as melhores sementes da Palavra para quantos participam das inúmeras atividades que desenvolvemos (encontros de formação, reuniões, etc.) e, de modo especial, da Ceia Eucarística.

Tenho plena convicção de que sou apenas um semeador da Palavra do Divino Mestre, na esperança que de que esta caia em terrenos férteis, produzindo os frutos que Deus tanto espera.

Afinal, Deus não somente faz crescer, mas é d’Ele a Palavra que temos a anunciar, é d’Ele também as sementes do Verbo que temos que semear, incansavelmente e com muita alegria e ardor, na esperança de que a primavera do Reino aconteça. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG