segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Discípulos missionários da misericórdia divina

 


Discípulos missionários da misericórdia divina

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 6,39-45), em que Jesus nos convida à coerência, prudência e compreensão dos outros.

Assim lemos no Lecionário Comentado:

“Ele (Jesus) diz que guia bem os outros, e é bom mestre, aquele que por sua vez é ajuizado, prudente e não cego! Nas relações fraternas é preciso estarmos atentos aos juízos, para não condenarmos hipocritamente o próximo pelos pequenos defeitos, esquecendo os grandes defeitos que podem existir em nós.

O homem bom é-o no coração e demonstra no exterior frutos de bondade, tal como o homem mau deixa transparecer o mal que existe nele. É importante para Jesus harmonizar o bem interior com o exterior, contra a falsidade de quem pensa diversamente de como fala ou de como se manifesta.” (1)

Como discípulos missionários do Senhor, misericordiosos como o Pai haveremos de ser como Ele mesmo nos falou (cf. Lc 6,36).

A vivência da misericórdia divina pode ser expressa de diversos modos, e dentre eles, na coerência, prudência e compreensão do próximo, que não significa conivência com o pecado, antes, atitude de amor e desejo do melhor no coração do pecador, pois pecadores todos o somos, e necessitados do perdão divino, como rezamos na Oração que o Senhor nos ensinou: – “...Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” (cf. Mt 6,9-15; Lc 11,1-4).

Oremos:

“Pai Santo, a Palavra que ressoa hoje na Vossa Igreja, como fonte de sabedoria e norma de vida, nos ajude a compreender e a amar os nossos irmãos, para que não nos tornemos juízes presunçosos e maldosos, mas antes agentes incansáveis da bondade e da paz.” (2)

  

1. Lecionário Comentado – Volume Quaresma/Páscoa – Editora Paulus – Lisboa – 2011 – p.367

2.  Idem p.368

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG