terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Quaresma: fortaleçamos a prática da Caridade Operosa


Quaresma: fortaleçamos a prática da Caridade Operosa

Quaresma como Tempo do recolhimento e reflexão sobre o próprio tempo do existir; graça para reorientar os passos para maior fidelidade a Jesus no carregar da cruz.

Vivemos o tempo intermediário entre a Páscoa de Jesus e a Sua segunda vinda, o Seu regresso como Esposo.

Por ora, o necessário jejum, com matizes novos, como um meio de nos privarmos de algo para manifestar inteira liberdade e fidelidade ao Senhor.

Jejum bem vivido implica na prática de uma verdadeira caridade operosa, em que não podemos minimizar esforços para a libertação do fermento do pecado. Precisamos ser fermento na massa, levedando um tempo novo.

O Jejum, acompanhado da Oração, há de culminar na caridade operosa, nas boas obras multiplicadas. A vivência do amor implica em renúncias, empenho, trabalho, podas necessárias, maturidade no carregar da cruz, enxertados em Cristo, para que os frutos saborosos por Deus queridos e esperados sejam mais que uma realidade.

O Jejum frutuoso nos favorece na compreensão e consciência de que não somos escravos de nada e de ninguém e que somente a Deus pertencemos. Só por Ele queremos nos consumir, como bem expressa um canto muito conhecido:
“Só por Ti Jesus, Quero me consumir...
Como vela que queima no altar
Me consumir de amor...”
Empenhemo-nos na prática da caridade operosa, incansavelmente. Somente assim estaremos rumando para a celebração da Páscoa com sinais desejáveis de Eternidade. Amém!  

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG