quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Quaresma: "Deus merece que sejamos melhores"

Quaresma: "Deus merece que sejamos melhores"

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o
vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos...”
(Jl  2, 12)

Dando os primeiros passos no Itinerário Quaresmal rumo a Páscoa do Senhor, precisamos viver o verdadeiro espírito de conversão, que não consiste simplesmente em dar uma satisfação da própria vida a outras pessoas, para conseguir aprovação, e assim, passar por um bom religioso (a).

Antes, é preciso aprofundar nosso relacionamento com Deus, procurando superar imaturidades, fraquezas.

Com um espírito contrito e humilde, eliminar quaisquer resquícios do fermento da maldade que possa se instalar em nosso coração, com a consequência do pecado, para que vivamos mais dignamente, realizando a vocação à santidade, graça que nos foi concedida no dia de nosso Batismo.

Quaresma é tempo favorável para que façamos as renúncias necessárias; para que, com maior liberdade e desprendimento, tomemos nossa cruz de cada dia e a carreguemos com confiança e coragem, na melhor e maior fidelidade ao Senhor.

Deste modo, iniciaremos as primeiras reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema: “FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL", e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8).

Seja a Quaresma para nós, o tempo de aprendermos a ser misericordiosos como Pai, como bem nos lembrou o Papa Francisco, em sua Mensagem Quaresmal, anos passados:

“Ter  um  coração  misericordioso  não  significa  ter  um  coração  débil.  Quem  quer  ser  misericordioso  precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe  impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do  amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo,  um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro”.

Seja para nós a Quaresma, o tempo de sermos melhores, porque Deus merece que sejamos melhores, empenhando todo o esforço na busca do bem, vendo no próximo um templo vivo do Altíssimo, templo do Santo Espírito, porque somos todos irmãos e irmãs.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG