domingo, 11 de fevereiro de 2024

Pensamentos, palavras, atos e omissões...

                                                        

Pensamentos, palavras, atos e omissões...

“Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço a virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis
por mim a Deus, nosso Senhor.”
  
Confesso, Senhor, pensamentos que não são os Vossos pensamentos,
Porque indizíveis que maculam a alma:
Pensamentos evasivos, pensamentos autodestrutivos.
Pensamentos antievangélicos, pensamentos obscuros.
Pensamentos preconceituosos, pensamentos negativos.
Pensamentos vorazes de nossas forças. 
Pensamentos que não podem ser nutridos.
Pensamentos que precisam ser da mente varridos.
pensamentos que me distanciam do Vosso Reino.
Pensamentos...

Confesso, Senhor, palavras que não são Vossas palavras, porque:
Palavras que não edificam, palavras que ferem.
Palavras que deixam cicatrizes, 
palavras que semeiam discórdia.
Palavras que não criam laços fraternos, 
palavras que não promovem a paz.
Palavras que ocultam a verdade, 
palavras que não iluminam.
Palavras que não nutrem a fé, 
palavras que não inflamam a caridade,
Palavras que fazem morrer a esperança, 
palavras que expressam o indesejável no coração.
Palavras que calam a Vós, que sois a verdadeira Palavra.
Palavras...

Confesso, Senhor, atos que deveriam ser evitados, porque não revelam Vossa presença em mim:
Atos que aprofundam o vale da injustiça, 
atos que avolumam a montanha da vaidade.
Atos que me distanciam do céu onde habitais, 
atos que me levam a abismos da iniquidade.
Atos que me distanciam de Vós, 
atos que me aproximam do Tentador.
Atos que são expressão do egoísmo, 
atos que fragilizam a comunhão por Vós querida.
Atos que não regam a semente da solidariedade, 
atos que não florescem em fraternidade.
Atos que expressam sentimentos de indiferença,
atos que não são de quem vos adora em Espírito e Verdade.
Atos...

Confesso, Senhor, omissões que empobrecem a história em todos os seus níveis: pessoal, comunitário e social, porque dons não partilhados, por vezes enterrados:
Omissão em buscar o Vosso Reino e a Vossa justiça, 
omissão por medo, covardia, acomodação.
Omissão abominável, e que não me rouba o sono, 
omissão que torna pesado o fardo do irmão.
Omissão em sagrados compromissos, diante de Vós assumidos.
Omissão que devora a alma, a mente e o coração, 
omissão de dizer o que deveria ser dito e jamais calado,
omissão na educação dos que me foram confiados.
Omissão no amor, maior e mais bela de todas as virtudes, 
omissão com Vossa Verdade que me liberta. 
Omissão...

Confesso, Senhor, meus pensamentos, palavras, atos e omissões,
Suplico Vossa misericórdia, Vosso infinito perdão;
Vós que não desprezais um coração contrito e humilhado,
Vós que sois manso e humilde de coração. Amém.

Confesso, Senhor, meus pecados:
Pensamentos, palavras, atos e omissões.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG