terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Quaresma: Urge ir à Fonte das fontes...


Quaresma: Urge ir à Fonte das fontes...

Quaresma, 
tempo em que urge a recuperação de nossas energias 
para o bom combate da fé. 

Quaresma é Tempo favorável da graça.

Urge irmos às “fontes”.
À Fonte das fontes: Jesus!

Assim O encontraremos:

Na fonte da Palavra:
Para saciar nossa sede com água cristalina, que jorra para a vida eterna;

Na fonte da Eucaristia:
Que é Pão Vivo descido do céu que nos alimenta e fortalece, Bebida que nos redime, inebria;

No alto da montanha:
Meio caminho entre o céu e a terra para o Encontro com o Deus que nos revela Sua presença e nos convida à escuta de Seu Filho amado.

Na vida da Comunidade:
Em momentos de oração, espiritualidade, vias sacras, confissões, compromissos solidários e fraternos.

Quaresma é tempo de renovarmos e revigorarmos nossa aliança e confiança em Deus como Abraão, modelo de crente, o fez. É tempo de nos tornamos amigos da cruz, que exige mudança, que passa pelo coração, e não pela exterioridade, redimensionando a nossa vida.

A provisoriedade e precariedade de nosso corpo são revitalizadas, para que um dia alcancemos, pela glória da Ressurreição, o corpo glorioso, o corpo celestial e incorruptível. Antes é preciso passar pelo caminho da cruz, inevitavelmente, com sinais pascais já contemplados.

O escândalo da cruz não pode nos amedrontar e intimidar. O peso da cruz, se suportado quotidianamente com fé, é certeza de que alcançaremos o esplendor da luz, junto do Cristo Ressuscitado: Na escuta e fidelidade à Sua Palavra, na perfeita configuração a Ele, com mesmos sentimentos (Fl 2,5).

Quaresma, tempo de sentir antecipadamente a alegria da Vitória Pascal, que passa pela obediência ao Pai e fidelidade irremovível no carregar da Cruz.

Quaresma é o tempo do silêncio, do recolhimento, da Oração, da intimidade, da contemplação, da escuta...

Quaresma é tempo de subir, contemplar, escutar o Filho Amado, e  ao mesmo tempo, o imperativo de descer a montanha para irrenunciáveis e inadiáveis compromissos com a justiça e a fraternidade, testemunhando a bondade, fidelidade e amor de Deus.

Contemplá-Lo transfigurado no monte santo, para compromisso com Ele mesmo, em tantos rostos desfigurados que nos interpelam, nos questionam e por vida digna clamam.

Tantos rostos, crudelissimamente desfigurados, nos desafiam... O que podemos fazer?

Sem dúvida, se cada um fizer um pouco por amor, com Deus a transfiguração há de acontecer, bem como há de se permanecer firme e inabalável na fé.

Quaresma:
Tempo de vivermos mais intensamente a doçura, a mansidão e a serenidade do Cristo Bom Pastor que deu Sua vida por amor de nós:

“Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o
Seu Filho único, para que todo o que
Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG