segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Meditação Quaresmal: Família, espaço de santificação


Meditação Quaresmal: Família, espaço de santificação

Vivendo o Tempo da Quaresma, é muito oportuno que se favoreça momentos de oração em família, para uma frutuosa experiência de Leitura Orante da Palavra de Deus (leitura, meditação, oração e contemplação), à luz da passagem da Carta de Paulo aos Colossenses (Cl 3,12-21).

O Apóstolo Paulo, depois de apresentar Jesus Cristo como Aquele que nos faz homens e mulheres renovados, porque ocupa lugar proeminente na criação e na redenção da humanidade, exorta sobre o novo modo de relacionamento na família, onde os esposos e aos filhos cristãos vivem a vida familiar como se já vivessem na família do Pai celeste.

Revestidos do “Homem novo”, as relações são marcadas pela misericórdia, bondade, humildade, doação, serviço, compreensão, respeito pelo outro, partilha, mansidão, paciência e perdão.

Eis um convite para revisão dos relacionamentos familiares, e do quanto eles têm favorecido a santificação de todos os seus membros.

Reflitamos:

- Como estão os relacionamentos em nossas famílias?

- Quais são os sinais que clamam por conversão?

- Quais são os propósitos que podem ser feitos e vividos, para bem celebrarmos a Páscoa do Senhor?

Oremos:

“Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar às alegrias da Vossa casa. Por N.S.J.C. Amém. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG