segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Deus é a Verdade e o Amor


Deus é a Verdade e o Amor

Amamos e adoramos a Deus, “Aquele que É”, que Se revelou a Israel como Aquele que é cheio de misericórdia e fidelidade.

Amamos e adoramos a Deus, “Aquele que É” Amor e Verdade, suprema benevolência e bondade, pleno de graça, luz.

Amamos e adoramos a Deus, a quem podemos nos entregar, com toda a confiança e em todas as coisas, à verdade e à fidelidade da Sua Palavra.

Amamos e adoramos a Deus, e cremos na verdade de Deus que é a Sua Sabedoria, que comanda toda a ordem da criação e governo do mundo.

Amamos e adoramos a Deus, que é igualmente verdadeiro quando Se revela: todo o ensinamento que vem de Deus é “doutrina de verdade” (Ml 2, 6).

Amamos e adoramos a Deus, que quando enviar o Seu Filho glorioso ao mundo, será para “para dar testemunho da verdade” (Jo 18, 37).

Amamos e adoramos a Deus, que é Amor, que no decorrer da história permitiu a Israel descobrir Sua presença e ação constante.

Amamos e adoramos a Deus, que tinha somente uma razão para ter Se revelado ao Seu Povo e o ter escolhido, de entre todos os povos:  Seu amor gratuito.

Amamos e adoramos a Deus, por ter feito Israel compreender, graças aos seus profetas, que foi também por amor que Deus não deixou de salvá-lo e de lhe perdoar a sua infidelidade e os seus pecados.

Amamos e adoramos a Deus, que amou Israel com um amor comparado ao amor de um pai para com seu filho.

Amamos e adoramos a Deus, cujo Amor é mais forte que o de uma mãe para com os seus filhos.

Amamos e adoramos a Deus, que ama o Seu povo, mais que um esposo a sua bem-amada.

Amamos e adoramos a Deus, que nos ama, e com um amor que vence mesmo as piores infidelidades.

Amamos e adoramos a Deus, que chega ao mais precioso de todos os dons: “Deus amou de tal maneira o mundo, que lhe entregou o seu Filho Único” (Jo 3, 16).

Amamos e adoramos a Deus, que nos ama como amor eterno: “Ainda que as montanhas se desloquem e vacilem as colinas, o meu amor não te abandonará” (Is 54, 10).

 Amamos e adoramos a Deus, que não somente nos ama com amor eterno, mas nos guarda com predileção e carinho: “Amei-te com amor eterno: por isso, guardei o meu favor para contigo” (Jr 31, 3).

Amamos e adoramos a Deus, que é Amor, como nos falou o Apóstolo São João: “Deus é Amor” (1 Jo 4, 8, 16).

Amamos e adoramos a Deus, que tem por própria essência o Amor, e que nos enviará, na plenitude dos tempos, o Seu Filho único e o Espírito de Amor.

Amamos e adoramos a Deus que nos revela o Seu segredo mais íntimo: Ele próprio é eternamente permuta de amor com o Filho e Espírito Santo; e nos destinou a tomar parte nessa comunhão. Amém.


PS: livre adaptação nn.  214-221 do Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG