segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

O Esplendor da Verdade

O Esplendor da Verdade

“Fazei brilhar sobre nós, Senhor,
a luz da vossa face” (Sl 4,7).

Reflitamos sobre uma temática de extrema atualidade: a questão ética; em que ela consiste e quais são os caminhos éticos que devemos trilhar para que construamos uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Dentre as possíveis luzes que o Magistério da Igreja nos oferece, destaco a Encíclica “Veritatis Splendor” do Papa São João Paulo II (1993): “O Esplendor da Verdade brilha em todas as obras do Criador, particularmente no homem criado à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26): a verdade ilumina a inteligência e modela a liberdade do homem, que, deste modo, é levado a conhecer e amar o Senhor. Por isso, reza o salmista: ‘Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face’” (Sl 4,7).

O Papa nos questiona sobre a impossibilidade da indiferença diante de questões fundamentais como: “Que devo fazer? Como discernir o bem do mal?”, e acentua que a resposta somente é possível graças ao esplendor da verdade, que brilha no íntimo do espírito humano.

Urge pautar a questão da questão ética em todos os âmbitos de nossa existência: na política, na realidade da juventude, na dramática situação da saúde pública, e, sobretudo nos espaços na Igreja, pois, como discípulos missionários do Senhor, a ética deve nortear o nosso agir, de modo que o serviço realizado seja a mais cândida expressão do amor que nos move, e isto já nos alegra e nos basta.

Sempre com o desejo de ver brilhar sobre nós a luz da face do Senhor, é importante conhecer e dizer não aos sete pecados capitais (soberba, avareza, luxúria, ira, inveja, gula, preguiça), e abertura aos sete dons do Espírito Santo (sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, temor e piedade)para que a luz do Senhor, verdadeiramente, brilhe em nossa face.

Olhando para o horizonte da evangelização na cidade, sejamos sempre conduzidos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (2019-2023).

Sendo evangelizar a essência da missão da Igreja, cumprindo o mandato do Senhor, e a partir dele, iluminados pela Palavra Divina, não podemos ficar indiferentes ao que acontece dentro e fora da Igreja, mas como uma Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, unidos com todas as pessoas de boa vontade, reencontrar os princípios éticos que assegurem uma vida mais digna e plena, a caminho do Reino definitivo.

Evidentemente, a ética cristã que norteia nossa vida e ação, é o Mandamento do amor a Deus e ao próximo como a si mesmo, Mandamentos inseparáveis, como assim afirmou o Senhor: “O primeiro Mandamento é este: ‘Ouça ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ame o Senhor teu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente, com toda a sua força’. O segundo é: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe outro mandamento maior do que estes.’” (Mc 12,28-31).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG