terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Quaresma: oração, jejum e esmola

 

Quaresma: oração, jejum e esmola

Neste tempo de Quaresma, como Igreja, somos chamados a viver os exercícios quaresmais da oração, jejum e esmola.

Quanto à oração: o Terço em família, Grupos de Reflexão; intensificação e qualificação dos momentos orantes. Oração – a relação entre Deus e eu!   Uma Oração pura, verdadeira e sincera é revertida em ações solidárias.

A Quaresma também nos lembra que "Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. Portanto, a importância de ler, ouvir, meditar, praticar a Palavra de Deus.  

Devemos renunciar a algo que habitualmente fazemos, para nos dedicarmos mais à leitura orante da Palavra de Deus: leitura de textos bíblicos, da história dos Santos, da Tradição da Igreja; pesquisar fontes boas para o nosso alimento espiritual.

Sobre o jejum: devemos agradecer a Deus o que temos. Eu jejuo livremente em prol de quem o faz por privação.

Quando abrimos o coração para Deus, também abrimos o coração para o outro. Quando assim acontece, tudo se abre em nossa vida, inclusive nossos projetos.  Coração fechado, mãos fechadas.

A prática do jejum leva-nos à esmola, que não é somente jogar moeda para um pedinte, ou um pedaço de pão, é transformar o amor em ação; é agir com compaixão. Viver a compaixão é ‘dar mão ao coração’; é Deus levando nossas mãos a agirem em favor do outro.

Vivamos intensamente, portanto, o Tempo da Quaresma, tempo de graça e salvação, firmando nossos passos na fidelidade ao Senhor, no Mistério de Sua Paixão e Morte, para também com Ele alcançarmos a Ressurreição.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG