segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

A família e o aprendizado da misericórdia


A família e o aprendizado da misericórdia
            
“Toda casa é um candelabro”
(Jorge Luíz Borges)

“Toda família deve ser como um berço da misericórdia”, em que todos procurem aprender e se empenhar para serem “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36).

Sendo a família uma espécie de Igreja Doméstica, como nos ensina a “Lumen Gentium” (n.11), urge que se criem momentos intensos e enriquecedores de oração diária, com a Leitura Orante da Palavra de Deus, fortalecendo os vínculos da comunhão, nutrindo-se da Ceia Eucarística, para que ela seja um templo onde habita o Espírito Santo.

Deste modo, as famílias se tornam “berço da misericórdia”, onde se vive o amor, compreensão, diálogo, paciência, carinho, acolhida, perdão, solidariedade, mansidão, paciência e quanto mais se possa dizer, para que ela se edifique na solidez da Palavra de Deus.

Não podemos ver a família como “problema”, mas como uma “oportunidade” de santificação e participação na construção da civilização do amor.

Famílias que perseveram na participação da Mesa Sagrada da Palavra e da Santa Eucaristia renovam no coração a chama ardente do primeiro encontro, que o Senhor acendeu, a ser eternizada no Céu, onde contemplaremos o Fogo Eterno do Amor de Deus, que jamais se apaga e se consome, e que, por enquanto, apenas experimentamos.

Sejamos perseverantes na edificação de nossa família, santuário da vida, lugar em que a vida não seja apenas gerada, mas cuidada, resplandecendo a luz de Deus no mundo, como precioso candelabro divino.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG