sexta-feira, 15 de março de 2024

Ser cristão: graça e surpresa de Deus para o mundo

                                                    

Ser cristão: graça e surpresa de Deus para o mundo

Inspirado na afirmação do Papa São João Paulo II, em sua Carta Apostólica, em 2001 - “O cristianismo é graça, é a surpresa de Deus”, reflitamos sobre a passagem do Evangelho da quarta Sexta-feira da Quaresma (Jo 7,1-2.10.25-30), com a Oração abaixo, continuemos nosso diálogo intenso e profundo com Deus, que eleve e ilumine nossa alma, e assim, continuemos dando firmes passos em nosso itinerário espiritual.

Cada súplica nos ajudará a rever nossa adesão ao Senhor, como discípulos missionários; a refletir se vivemos com ardor nossa fé cristã; a constatar a autenticidade de nosso testemunho e o que clama por conversão e renovação, para que nossa fé seja mais luminosa.

Oremos:

“Livrai-nos, Senhor, do grande risco da presunção de Vos conhecer, de nos habituarmos demasiado ao Mistério, de nos contentarmos com uma fé infantil e superficial.

Concedei-nos, Senhor, mergulhar na intensidade inesgotável do Vosso Mistério, sem a pretensão de nos consideramos conhecedores Vosso, mas sem autêntica identificação.

Não permiti, Senhor, que a nossa fé se reduza às coisas tranquilamente sabidas, com discursos óbvios e previsíveis, ancorados em doutrinas bem organizadas, contentando-nos tão apenas com as fórmulas repetidas que foram na catequese aprendidas e ainda fazendo das datas celebrativas apenas um cumprimento de um  calendário e ritual litúrgico sem consequências maiores no compromisso com Vosso Reino.

Afastai de nós, Senhor, o perigo da credulidade preguiçosa, e a redução do Evangelho ao bom senso do homem, enfraquecendo a sua natureza paradoxal e a sua força vital.

Ajudai-nos, Senhor, não apenas Vosso nome pronunciar, para que não se torne morna a nossa fé, pouco convincente o nosso testemunho e pouco fecunda a nossa missão.

Que a Vossa pergunta, Senhor, ‘E vós, quem dizeis que Eu sou?’ (Mc 8,29), continue ecoando e interpelando no mais profundo de nosso coração. E que nossa resposta consista em dizer que Vós sois nosso Caminho, Verdade e Vida, nossa Divina fonte de paz, alegria e amor.

Pois, tão somente assim nossa fé cristã será uma graça, uma surpresa de Deus para o mundo. Amém!”


PS: Fonte Inspiradora: Lecionário Comentado -  Tempo da Quaresma e Páscoa - pp. 210-211.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG