sábado, 30 de março de 2024

Alegremo-nos, o Senhor está vivo!


Alegremo-nos, o Senhor está vivo!

“Se ressuscitastes com Cristo,
esforçai-vos por alcançar as coisas do alto,
onde está Cristo, sentado à direita de Deus;
aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres.” (cf. Cl 3,1-2)

São Gregório de Nazianzeno foi um grande mestre da fé. Ele, assim como São Basílio, é originário da Capadócia. Teólogo ilustre, orador e defensor da fé cristã no século IV, foi célebre pela sua eloquência, e teve também, como poeta, uma alma requintada e sensível.

E, entre tantas riquezas, fui agraciado com estas palavras ao preparar a Homilia da Vigília Pascal, a mais antiquíssima Vigília, mãe de todas as Vigílias:

“Cristo Ressuscitou dos mortos, levantai-vos também!
Cristo que dormia, desperta, acordai, vós também!
Cristo sai do túmulo, libertai-vos dos grilhões do pecado!
Pelo Cristo vos tornastes criatura nova; renovai-vos.

É a Páscoa do Senhor, é o Tempo da Ressurreição,
É o começo da verdadeira vida...

Ontem preso à cruz com o Cristo,
Hoje sou glorificado com Ele.

Ontem morrendo com Ele,
Hoje com Ele volto à vida.

Ontem sepultado com Ele,
Hoje com Ele eu ressuscito.

Cristo que Ressuscitou dos mortos me renova
Também em espírito e me reveste do Homem novo”.

Assim vive todo aquele que crê no Ressuscitado, “buscando as coisas do alto”, como nos exorta o Apóstolo Paulo em sua Carta aos Colossenses (Col 3, 1-2). 

É Páscoa, sequemos as lágrimas, vençamos todo medo e apatia. Coloquemo-nos a caminho, confiantes de que a vida venceu a morte, o amor falou mais alto. Não podia ficar morto para sempre Aquele que nos amou e nos amou até o fim.

Se na Sexta-feira Santa contemplamos a impotência humana do Crucificado, que passou pela cruenta e horrenda Morte de Cruz, hoje contemplamos a onipotência divina, em que o Pai Ressuscita o Seu Filho e nos envia o Espírito Santo para nos assistir, iluminar, conduzir, orientar, fortalecer, e quanto mais possamos dizer, nesta caminhada Pascal e em todo tempo.

Contemplemos a impotência humana, professemos a fé na onipotência divina: não foi em vão a morte do Senhor, pois Se com Ele morrermos, com Ele também ressuscitaremos, como também nos fala o Apóstolo Paulo.

Aquele que desceu à mansão dos mortos, hoje elevado à glória dos céus se encontra, reinando no coração daquele que crê. Ele é o alfa e ômega, o princípio e fim. A Ele toda honra, glória, poder e louvor, Aleluia!

É Páscoa!
Vida nova se inaugura!
Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG