sábado, 30 de março de 2024

O transbordamento da alegria Pascal...


O transbordamento da alegria Pascal...
Transbordando de alegria pascal, nós nos unimos aos Anjos
e a todos os Santos, para celebrar a Vossa glória...”


Assim ressoa em nosso coração o Prefácio do Dia de Páscoa que se prolonga por todo o Tempo Pascal que estamos vivendo e celebrando.

 - Onde estão os sinais deste transbordamento?
 - Como conseguimos contemplá-los?

Eis o grande desafio: contemplar a alegria pascal num tempo marcado pelas nuvens das dúvidas, pelo desânimo, apatia e perda do sentido da vida (por parte de alguns). Marcado por sinais de morte multiplicados: violência, insegurança, desestruturação da família, imposição de normas de comportamento que violam os princípios naturais da vida e de verdades transitórias, em detrimento de verdades substanciais e eternas, numa postura de relativismo absoluto...

Mas somos pascais, cremos no Verbo que Se encarnou, viveu em tudo a condição humana, menos o pecado. Cremos n'Aquele que, por fidelidade ao Projeto Divino do Reino, em obediência incondicional e Amor imensurável que ama até o fim, padeceu a Paixão, passou por todos os sofrimentos (negação, traição, solidão, agonia...), culminando na crudelíssima Morte de Cruz.

Ele sofreu na Cruz e esta se tornou a Árvore da Vida, a fim de que nela nos gloriemos, como nos falou o Apóstolo Paulo (Gl 6,14). Experimentou a morte descendo à mansão dos mortos, mas o Pai O Ressuscitou, O glorificou e O fez sentar-Se à Sua direita. N’Ele o princípio e o fim de toda a humanidade, para que seja por todos, e por todo o sempre, adorado.

Poderia mencionar inúmeros sinais que manifestam o transbordamento da alegria Pascal, mas faço um caminho diferente: convido o leitor a refletir, buscar e certamente encontrar suas próprias respostas...

Vislumbremos e testemunhemos os sinais pascais que somente são reconhecidos por aqueles que, como os discípulos de Emaús (Lc 24), sentem a presença do Ressuscitado que conosco caminha, comunica Sua Palavra e a nós Se dá, Ele próprio, no Pão da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG