domingo, 31 de março de 2024

Os Mandamentos divinos: caminho de felicidade

Os Mandamentos divinos: caminho de felicidade

Como discípulos missionários, é preciso utilizar os bens que passam para alcançarmos os bens que não passam, e com sabedoria, fidelidade e habilidade, participarmos da construção de uma nova sociedade, pondo os bens a serviço de todos, numa clara postura profética contra a ambição e a acumulação.

O discípulo deve ser livre de todos os bens porque possui um Bem Maior: Jesus Cristo e a eternidade.

São Basílio Magno (séc. IV) já nos acenava que toda a concentração ou desperdício geram situações de miséria e indigência:

“Não és acaso um ladrão, tu que te apossas das riquezas cuja gestão recebeste? ... Ao faminto pertence o pão que conservas; ao homem nu o manto que manténs guardado; ao descalço, os sapatos que estão estragando em tua casa; ao necessitado, o dinheiro  que escondeste. Cometes assim tantas injustiças quantos são aqueles a quem poderias dar.”

A prática da Oração, feita por um coração puro e sintonizado com os desígnios divinos, abre os horizontes da fraternidade, amizade, comunhão e solidariedade, gerando a vida e a paz, acompanhada da prática dos Mandamentos da Lei Divina:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar o Seu santo nome em vão.
3. Guardar domingos e festas de guarda.

E mais os outros sete, que nos ajudam a construir um Projeto de Amor e vida, felicidade, alegria, partilha e paz:

4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.

Amar a Deus sobre todas as coisas é saber se relacionar com Ele e com todos, fazendo uso das coisas, sem se deixar escravizar por elas. Os Mandamentos Divinos garantem nossa adoração a Deus, pois adoramos a Deus, amando o próximo. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG