sábado, 30 de março de 2024

Pelo Batismo, novas criaturas em Cristo

Pelo Batismo, novas criaturas em Cristo

À luz do Sermão do Bispo e Doutor Santo Agostinho  (Séc.V), reflitamos sobre a graça do Batismo que nos faz novas criaturas em Cristo.

Por causa do Batismo recebido, rendemos graças Deus por nos ter feito:

- filhos recém-nascidos,
- pequeninos em Cristo,  

- nova prole da Igreja,
- graça do Pai,

- fecundidade da Mãe,
- germe santo,

- multidão renovada,
- flor de nossa honra,

- fruto do trabalho de quem administrou o Batismo,
- coroa e alegria permanecendo firmes na graça recebida.

De fato, ser batizado é ser revestido do Senhor Jesus Cristo e não se poderá dar atenção à carne e à satisfação de suas paixões (Rm 13,14), e o que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos somos um só, em Jesus Cristo (Gl 3,27-28).

Experimentar a força do Sacramento que é sacramento da vida nova que começa no tempo presente pela remissão de todos os pecados passados, e atingirá sua plenitude na ressurreição dos mortos, pois pelo Batismo, em Sua morte, fomos sepultados com Cristo, para que, como Cristo Ressuscitado dos mortos, assim também levemos uma vida nova (cf. Rm 6,4).

Viver o Batismo é caminhar, vivendo neste corpo mortal como peregrinos longe do Senhor.

No entanto, este caminho é seguro, pois é o próprio Jesus Cristo, que Se fez homem por amor de nós, de modo que, crendo e vivendo com o Ressuscitado, devemos nos esforçar por alcançar as coisas do alto, onde Ele Se encontra, sentado à direita de Deus.

Aspiraremos, sem demora e incansavelmente, as coisas celestes e não às coisas terrestres, pois morremos com Ele, e a nossa vida n’Ele encontra-se escondida, com  Cristo, em Deus.

E assim, peregrinando, quando Cristo, nossa vida, aparecer em Seu triunfo, então, apareceremos com Ele, revestidos de glória (Gl 3,1-4).

Oremos:

“Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o Batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu vida nova, e o Sangue que nos remiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG