sexta-feira, 29 de março de 2024

A noite da escuridão precede a luminosidade eterna!

                                                    

A noite da escuridão precede a luminosidade eterna!

Sem a escuridão da noite não haverá a luz de um novo dia; sem o Itinerário Quaresmal percorrido não haveria o esplendor, o transbordamento da alegria Pascal; sem o Mistério da Paixão e Morte de nosso Senhor, não haverá na madrugada a alegre notícia de Sua Ressurreição.

Sem Ele, sem o Sol Divino, sem Seus raios de luz e vida, a humanidade estará condenada à escuridão desoladora, desesperadora, ao caos eterno, à vida sem sentido, ao descentro e à falta de perspectivas.

Concluído o Itinerário Quaresmal rumo à Páscoa do Senhor, temos a graça de, como Igreja, celebrar mais uma Semana Santa que, para quem crê, é o ponto de chegada e simultaneamente o ponto de partida para novos e intransferíveis compromissos na construção do Reino, em paixão incondicional pelo Senhor vivo e Ressuscitado.

Com o Domingo de Ramos aclamamos o Senhor como nosso Rei: Ele vive, Ele Reina, Ele é Senhor. Aclamamos e com Ele caminhamos, com Ele vivemos, com Ele morremos, para podermos um dia ressuscitar e na glória alegremente e esperançosamente adentrar...

Quando o Sol Divino irromper na madrugada da Ressurreição muitos sinais de morte ainda estarão clamando por vida: o planeta continuará gemendo em dores de parto; as crianças ainda estarão morrendo famelicamente; as drogas ainda teimosamente permanecerão nas mãos de tantos, inclusive de crianças; relacionamentos ainda não transfigurados em autênticas amizades; omissões e apatias ainda teimarão em permanecer no coração de muitos; a mentira ainda terá seus fiéis discípulos; o mal ainda rondará.

Porém não será mais hora de lamentação inútil e estéril. O Sol Divino virá ao nosso encontro abraçando-nos, acolhendo-nos, enviando-nos, pois é próprio do Amor de Deus continuar acreditando na humanidade.

É próprio do Amor de Deus plantar, no coração de pessoas de boa vontade, a confiança e a esperança, que concretizadas em ações de caridade autêntica assegurarão o novo que Deus tem para nós. Ele, de fato, faz novas todas as coisas, sobretudo no coração do que crê e ama.

Quando o Domingo da Páscoa chegar, precedido pela bela e antiquíssima Vigília Pascal mãe de todas as vigílias, algo novo em nosso coração vai reluzir, alegria abundante jorrará, nossos olhos voltarão a brilhar...

Os sinos soarão em vibração contagiante e os suores da luta se multiplicarão porque não há, quando por amor, esforços que sejam insignificantes.

Não tenha sido em vão o Suor de Sangue do Amado. Derramemos o nosso, se preciso for, por um mundo novo, alegre, cheio de vida, paz, justiça, fraternidade e amor.

Jamais percamos a graça da participação ativa, consciente e piedosa na Semana Santa, somente assim o Sol Divino irromperá na madrugada, iluminado nossa existência, revigorando nossos passos, refazendo nossos sonhos e sagrados compromissos que brotam da fé.

A noite da escuridão precede a luminosidade eterna! 
E quando chegar o tão esperado amanhecer do Domingo da Páscoa, 
o Sol Divino, Jesus, 
estará mais do que vivo no meio de nós, e aclamaremos:
"Ressuscitou! 
Aleluia!
A vida venceu a morte. 
Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG