sábado, 30 de março de 2024

Um pouco mais sobre a Vigília Pascal

                                                           


Um pouco mais sobre a Vigília Pascal

“Da Bênção do Fogo Novo na noite do Sábado
ao coração ardente ao entardecer do Domingo”

Estamos vivendo intensamente o Tríduo Pascal. Merecem ser conhecidas as citações abaixo (acrescidas de comentários pessoais) que em muito nos enriquecerão para melhor compreensão e Celebração da Vigília Pascal, que é a Mãe de todas as Vigílias, a antiquíssima Vigília, como bem nos falou Santo Agostinho.

“O Tríduo Pascal corresponde para nós a um espaço de tempo que varia segundo os desígnios divinos: depois do tempo de prova vem certamente a Ressurreição. Na manhã de Páscoa o Ressuscitado proclama a vitória sobre todas as formas de morte; ‘Vou abrir os vossos túmulos, tirar-vos dos vossos túmulos, ó meu povo’ (Ez 37,12).”

 “A Vigília Pascal começa com o rito da ‘Bênção do Fogo Novo’. Com ele se acende o Círio Pascal, símbolo de Cristo, que da porta da Igreja até o Altar é elevado no meio da assembleia, enquanto se canta três vezes, em tom cada vez mais alto: ‘ A luz de Cristo! Cristo luz do mundo!’.

Todos aos poucos acendem as suas velas no Círio: é um gesto que exprime a fé em Cristo e a vontade de se deixarem iluminar pela Sua luz. Depois escuta-se o ‘Exultat’ ou o ‘Precônio Pascal’, o ‘cântico de exultação’ pela Ressurreição de Jesus, o qual dá início às ‘aclamações do povo em festa’ que ressoam na Vigília e no dia de Páscoa.

À tarde, depois, lê-se o Evangelho dos dois discípulos de Emaús, onde passam progressivamente do ‘ar muito triste’ para o coração ardente: ’ Não ardia cá dentro o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?’ (Lc 24,17.32).

A Liturgia que marca o alegre início da Celebração Pascal vai desde a Bênção do ‘Fogo Novo’ até ao ‘coração ardente’ Dois símbolos Pascais: o Círio, ‘luz de Cristo’, brilha desde o começo; o coração, por sua vez, vai-se inflamando aos poucos, ‘ao longo do caminho’.

Demos graças ao Pai pelas etapas que o Filho percorreu conosco, abrindo-nos ‘a mente à compreensão das Escrituras’ no que diz respeito ao Mistério Pascal (cf. Lc 24,45), e invoquemos graça para outros passos: ‘Senhor Deus do universo [...], concedei-nos que, celebrando a Solenidade da Ressurreição do Senhor, renovados pelo Vosso Espírito, ressuscitemos para a luz da vida’ (Oração da Coleta da Missa do dia).”

Com a Vigília Pascal contemplamos que na fraqueza do homem manifesta-se a glória de Deus. A Vigília Pascal nos possibilita também a contemplação da ação divina, como bem disse o Bispo Santo Agostinho:

“Quem te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Deus que de modo admirável nos criou, de modo mais admirável nos redimiu. Para nos criar, o Pai e o Filho mostraram o Seu poder (Hb 1,2-3), e para nos redimir revelaram o Seu Amor que alcança a medida maior no Mistério Pascal (Jo 3,16; Jo 15,13; 1 Jo 3,16).

É nesta Vigília que ouvimos a mais bela e riquíssima Proclamação da Palavra em uma Celebração Eucarística. Mostra como o Mistério Pascal representa o ponto culminante da História da Salvação.

São sete Leituras do Antigo Testamento, mais a Epístola de Paulo aos Romanos e o Evangelho.

Resumidamente, poderiam assim ser apresentadas as Leituras:

1 – A criação – (Gn 1,1-2,2 – breve: 1,1.26-31a)
Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom.

2 – O sacrifício de Abraão – (Gn 22,1-18 – breve: 22,1-2.9a.10-13.15-18) 
O sacrifício do nosso pai Abraão.

3 – A saída do Egito – (Ex 14,15-15,1)
Os filhos de Israel penetraram no mar a pé enxuto.

4 – A libertação da Babilônia – (Is 54,5-14)
Na Sua eterna misericórdia, o Senhor, teu Redentor, teve compaixão de ti.

5 – As condições do regresso do Exílio – (Is 55,1-11)
Vinde a mim e a vossa alma viverá. Farei convosco uma Aliança eterna.

6 – A causa do exílio – (Br 3,9-15.32-4,4)
Caminha para o esplendor da luz do Senhor.

7 – O coração novo – (Ez 36,16-17a.18-28)
Derramarei sobre vós água pura e dar-vos-ei um coração novo.

8 – O Batismo (Rm 6,3-11)
Cristo, Ressuscitado dos mortos, já não pode morrer.

9 – Evangelho com a Boa Nova da Ressurreição (Lc 24,1-12) – Ano C
Jesus de Nazaré, que foi Crucificado, Ressuscitou.

Que o Itinerário Quaresmal percorrido, seguido do Itinerário proposto pelo Tríduo Pascal, nos alcance a graça de fazer este caminho: da morte para a vida. Será nossa grande Páscoa! Aleluia! Aleluia!

Estamos apenas no começo das grandes alegrias que Deus pode nos oferecer.

O tempo da provação bem vivido, a coragem de morrer como grão de trigo, verá a promessa acontecer: flores e frutos haveremos de colher. Aleluia!


PS: Citações e adaptação à luz do Leccionário comentado - Tempo Pascal - Ed. Paulus. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG