domingo, 31 de março de 2024

“Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!“


“Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!“

Estamos iniciando o Tempo Pascal, tempo de sentirmos e contemplarmos o transbordamento da alegria da Vitória do Ressuscitado, que passou pela morte para nos comunicar Vida Plena, para transformar nossas trevas em luz, nos possibilitando vencer todo medo e secando nossas lágrimas.

Esta alegria transbordante e contagiante é fruto de nosso itinerário quaresmal, um período de quarenta dias, marcado pelos exercícios espirituais do jejum, da oração e da esmola, iniciado na Quarta-feira de Cinzas.

Fruto também da intensa Semana Santa vivida, que ainda ressoa em nossa memória e em nosso coração a emoção pelo mergulho profundo na meditação da Paixão do Senhor, que abre uma perspectiva Pascal, em que somos convidados a consolidar a fé, renovar a esperança e crescer na caridade.

Neste Tempo Pascal, inflamados pelo fogo do Espírito, contemplamos a manifestação e ação do Ressuscitado, nos momentos iniciais e fundantes da Igreja continuadora de sua missão, caminhando e nos preparando para a grande festa de Pentecostes.

Vivendo com intensidade a Fé  para não recuarmos na caminhada, para que ela seja fecunda: a leitura das Sagradas Escrituras. Pois, somente lendo e meditando a Palavra de Deus quotidianamente é que lançaremos as redes exatamente onde Ele manda, para que a noite de nossos fracassos se torne uma pesca abundante (Jo 21, 6).

É necessário que ofereçamos a Deus o melhor de nós, os frutos de nosso trabalho, o pouco ou muito que tenhamos, em cada Banquete Eucarístico, para que o milagre do amor e da partilha leve à superação de toda forma de dor, sofrimento, miséria, tornando a vida mais bela e Pascal.

Que nunca sejamos econômicos em multiplicar orações, por todos os Presbíteros, para que sejam por excelência homens da Palavra e de palavra, por ela conduzam o Povo de Deus e também por ela seja conduzidos.

Concluindo, que pequenos e ao mesmo tempo grandiosos sinais da presença e ação do Ressuscitado em nosso meio sejam acolhidos e, com o Salmista, possamos cantar “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” (Sl 125,3).

É Tempo Pascal, sintamos a presença do Senhor caminhando e falando conosco; Sua Palavra, fazendo arder nossos corações, abrindo nossos olhos, para que O reconheçamos no partir do pão, na vivência da comunhão, do amor fraterno, da partilha.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG