sexta-feira, 29 de março de 2024

A Morte de Cruz: aparência de fracasso, sinal de vitória

A Morte de Cruz: aparência de fracasso, sinal de vitória

“Todos nós devemos nos gloriar
na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6, 14)

Senhor, em Vossa Morte de Cruz, vemos a correspondência do ponto mais baixo e do ponto mais alto da realização do Vosso Projeto de salvação da humanidade. 

O primeiro pelo Vosso aniquilamento, esvaziamento de tudo, à mansão dos mortos descendo; o segundo por nos ter amado incondicionalmente, em indizível Amor.

Como Vossos discípulos, quotidianamente, nos confrontamos com a cruz, e é esforço inútil querer desviar-se dela, pois Vós mesmo dissestes: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e me siga” (Lc 9,23).

Senhor, contemplamos, silenciosamente, Vossa Morte de Cruz que Vos reduziu à condição de maldito de Deus, assim como as próprias Escrituras consideravam maldição a morte por enforcamento e, por extensão, por crucificação.

Bem disse o Apóstolo Paulo, Vosso amigo, que outrora Vos perseguia: Por amor Vos fizestes maldição para nos libertar de todo pecado e da morte.

Senhor, que nosso olhar transcenda a dureza e frieza da morte na cruz, que é num primeiro momento sinônimo de fracasso, mas por Vossa Morte e Ressurreição: Vitória da Vida sobre a morte, porque o Amor de Deus falou mais alto, porque é do Amor a última palavra.

Senhor, contemplamos a Vossa Morte na Cruz como a suprema prova definitiva da mais absoluta fidelidade ao Vosso Pai.

Ensinai-nos e fortalecei-nos, Vós que fostes tentado das mais variadas maneiras a trilhar um caminho diferente.

Ajudai-nos para que nos mantenhamos fiéis ao Projeto Divino, mesmo à custa da própria vida, tão somente assim o fracasso receberá o nome de fidelidade, e a impotência chamar-se-á liberdade.


Senhor, assim não apenas repetiremos a Oração que Vós nos ensinastes, mas dela faremos dela o mais belo e revolucionário Projeto de Vida que nos alcance a eternidade. Amém!

Pai Nosso que estais nos céus...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG