sábado, 30 de março de 2024

Os sacrifícios mais aceitos por Deus

Os sacrifícios mais aceitos por Deus

Na Missa, após a consagração do pão e do vinho, temos a anamnese que é a memória dos acontecimentos da Salvação, nomeadamente Paixão, Morte, Ressurreição e Glorificação de Cristo:

“Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!”

O Bispo Santo Agostinho, refletindo o Salmo (Sl 95,13), que trata do julgamento divino e os sacrifícios agradáveis ao Senhor, muito nos ajuda a entender a anamnese que dizemos em todas as Missas, e este preciosíssimo versículo do Salmo mencionado.

“... Amamos e temos medo da Sua vinda. Será que amamos? Ou amamos muito mais nossos pecados?

Odiemos, portanto, estes mesmos pecados e amemos Aquele que virá castigar os pecados. Ele virá, quer queiramos, quer não. Se ainda não veio, não quer dizer que não virá.

Virá na hora que não sabes; se te encontrar preparado,  não haverá importância de saberes... Porque és injusto, não será justo o juiz? Ou porque és mentiroso, não será veraz a verdade?

Se queres, porém encontrar o Misericordioso, sê tu misericordioso, antes de Sua chegada: perdoa, se algo foi feito contra ti, dá daquilo de que tens em abundância.

Donde vem aquilo que dás, não é d’Ele? Se desses do que és teu, seria liberalidade, quando dás do que é Dele, é devolução. Que tens que não recebeste? (1 Cor 4,7).

São estes os sacrifícios mais aceitos por Deus: Misericórdia, humildade, louvor, paz, caridade. Ofereçamo-los com confiança e esperemos a vinda do juiz que julgará o orbe da terra com equidade, e os povos em sua verdade (Sl 95,13)”.

Ele veio, vem e virá.
Veio à primeira vez, virá pela segunda: glorioso! Enquanto Ele não vem, estamos alegremente vigilantes, em Oração e ação.

Comprometidos estamos com a Sua chegada, ainda que não saibamos quando, e nem nos cabe saber, somente o Pai o sabe. Importa que estejamos preparados.

Iniciando o Itinerário Pascal, preparando-nos a Festa de Pentecostes, reflitamos:

- Como estamos sendo sinais do Cristo Ressuscitado?
- Quais os sacrifícios agradáveis ao Senhor que vamos intensificar neste Tempo Pascal?

Oremos:

“Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a Ressurreição do Senhor, renovados pelo Vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por N.S.J.C. Amém” (1)


(1) Oração do Dia do Domingo de Páscoa.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG