sexta-feira, 15 de março de 2024

O amor é a fonte da Oração

                                                        

O amor é a fonte da Oração

“A Oração...  É como mel que se derrama
sobre a alma e faz com  que tudo nos seja doce.”

Em Escola de tantos seguidores do Mestre, fiquemos com estes ensinamentos que rompem um pouco nossa surdez, fazem recuperar a visibilidade de caminhos e horizontes, às vezes, perdidos, que refazem nossa imperativa escuta da voz Divina, que falam aos ouvidos, mas, sobretudo ao coração de quem crê e ama.

No silêncio da Oração, mais que multiplicação das palavras, é a sua exata ausência, para que a Palavra possa ser ouvida e a Palavra é Ele mesmo: Jesus!

Na aparente ausência da Sua presença, reconhecê-Lo, ouvi-Lo; falar-Lhe; com Ele dialogar... Diálogo que se começa e não há desejo de findar: Isto é oração! Tão mais necessária é a Oração, quanto maior for o nosso amor pelo Amor.

Santos Padres:
“Procurai pela leitura e encontrareis meditando, batei orando e vos será aberto pela contemplação”.

Santo Ambrósio:
“A Deus falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos os divinos Oráculos”.

São João Damasceno:
 “A Oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes”.

Bispo e Doutor Santo Agostinho:
“Ele ora por nós como nosso Sacerdote, ora em nós como nossa cabeça, e recebe a nossa oração como nosso Deus. Reconheçamos n’Ele a nossa voz, e em nós a Sua voz”.

Santa Teresa do Menino Jesus:
“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.

São João Maria Vianney – Presbítero (séc. XIX):

“A mais bela realidade do homem: rezar e amar. Se rezais e amais, eis aí a felicidade do homem sobre a terra.

A Oração nada mais é do que a união com Deus. Quando alguém tem o coração puro e unido a Deus sente em si mesmo uma suavidade e doçura que inebria, e uma luz maravilhosa que o envolve...

Nós nos havíamos tornado indignos de rezar. Deus, porém, na Sua bondade, permitiu-nos falar com Ele. Nossa Oração é o incenso que mais lhe agrada. 

Meus filhinhos, o vosso coração é por demais pequeno, mas a Oração o dilata e torna capaz de amar a Deus.”

“A Oração faz saborear antecipadamente a felicidade do céu; é como mel que se derrama sobre a alma e faz com que tudo nos seja doce.

Na Oração bem feita, os sofrimentos desaparecem como a neve que se derrete sob os raios do sol.

Outro benefício que nos é dado pela Oração: o tempo passa tão depressa e com tanta satisfação para o homem, que nem se percebe sua duração...”.

Com a Oração, apesar da aridez de nosso coração, Deus poderá fazer nascer a teimosa flor que traz consigo um anúncio: A vida vence a morte.

A Oração é o regar de toda semente,
para que floresça e dê seus frutos...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG