terça-feira, 26 de março de 2024

Semana Santa: Contemplemos e imitemos o Servo sofredor

                                               

Semana Santa: Contemplemos e imitemos o Servo sofredor

Na primeira Leitura da terça-feira da Semana Santa, ouvimos a passagem do Livro do Profeta Isaías (Is 49,1-6).

Trata-se de uma parte do segundo canto do Servo sofredor de Javé, em que retrata o final do exílio e, à luz da Palavra, pode-se afirmar que a missão profética brota e se sustenta do próprio Deus. Sendo eleito vive da Palavra e para a Palavra de Deus.

O Profeta Isaías anuncia a ação divina, que fará do Servo Sofredor a luz das nações, para que seja a Salvação de Deus oferecida a toda a humanidade. Trata-se do segundo cântico do Servo Sofredor.

A vocação do profeta é vivida como dom de Deus, pois é Ele quem toma a iniciativa, portanto, ele conta o derramamento de graça, bondade, amor divinos.

Vive uma especial relação de amizade e intimidade com Deus, tornando visível Sua ação salvadora, que fará nascer uma luz que iluminará todos os povos.

A Tradição cristã viu sempre nesta página o anúncio profético do Messias, que veio ao mundo como luz e Salvação para a Humanidade: Jesus Cristo.

Reflitamos:

- Como vivo a vocação profética que recebi no dia do meu Batismo?
- Qual tem sido a intimidade/amizade que vivo com Deus, para Sua Palavra com credibilidade anunciar?

- Como sinto a presença e a força de Deus no viver da vocação profética que me confiou?
- O que sou capaz de suportar para viver esta vocação?

Urge acolher, nas entranhas de nosso coração, o Amor de Deus e viver com ardor a vocação profética, reavivando a chama do Batismo que um dia foi acesa, e que jamais se apagando nos levará à plenitude da luz divina: Céu.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG