segunda-feira, 3 de julho de 2023

Sementes da esperança

                                                  

Sementes da esperança

Como pequenas sementes da esperança, plantemos no chão do Coração, arado pela Cruz que o Senhor carregou e assumiu e nela morreu por amor a nós, Pecadores e não merecedores que somos, porque é a revelação da misericórdia divina, e espera que, também, misericordiosos como o Pai sejamos.

A semente da esperança consiste em estar ao lado do Pai, que nos ama, do Filho, que é Amado, e do Espírito de amor, e passos firmes dar, vendo novas todas as coisas (o futuro, sobretudo), comprometidos, no tempo presente, com um novo céu e uma nova terra.

A semente da esperança é a espera com confiança inquebrantável deste novo céu, sem lágrimas, pranto, luto ou dor, embora ainda que lágrimas tenham que ser vertidas, passar por muitas tribulações para entrarmos no Reino dos céus, lavando, com coragem e fidelidade, as nossas vestes no Sangue do Cordeiro.

A semente da esperança consiste na audácia, na capacidade de uma resistência positiva, corajosa frente às dificuldades, vivendo a fé como o bom combate, inflamados pela eterna chama do Espírito, pela Palavra a nós comunicada, quando acolhida, ouvida e em prática colocada.

A semente da esperança não é uma espera tão apenas confiante e passiva, porque requer sagrados e irrenunciáveis compromissos, de mãos dadas com um amor oblativo, que se expressa em gestos concretos de doação, solidariedade, partilha, numa colaboração operosa e responsável.

A semente da esperança nos leva a romper qualquer tentação de isolamento, individualismo, egoísmo, abrindo-nos à comunhão com o outro, porque o amor autêntico a Deus passa necessariamente pelo amor ao próximo, sobretudo, aquele que mais precisa. E que assim, ao nos virem, como cristãos reunidos, exclamem: “vede como se amam”.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG