quarta-feira, 26 de julho de 2023

O Amor divino nos acompanha na missão

O Amor divino nos acompanha na missão profética

Na primeira Leitura da quarta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum (ano par), ouvimos a passagem do Livro do Profeta Jeremias (Jr 1,1.4-10).

Oportuna para refletirmos em que consiste hoje a missão da Igreja, na fidelidade a Jesus e à missão que Ele nos confiou sob a ação do mesmo Espírito, que pousou sobre Ele e O acompanhou em todos os momentos na fidelidade ao Pai.

Nesta missão, como discípulos missionários, vivendo a vocação profética pelo Batismo, podemos viver experiências difíceis como perseguições, incompreensões, obstáculos a serem transpostos, mas o amor ágape fala sempre mais alto.

É o que vemos ao refletir sobre a vocação do Profeta Jeremias:  contemplamos a figura do Profeta Jeremias que foi escolhido, consagrado e constituído Profeta por Deus.

Como os demais Profetas, trilhou um árduo caminho de sofrimento, solidão, risco por possuir uma consciência crítica, ser defensor da verdadeira paz, nutrir a verdadeira esperança e confiança na defesa dos pobres, tudo fazendo por amor.

O Profeta é por excelência alguém que se encontrou com Deus e Sua Palavra e aceitou viver o desígnio divino. Ninguém é Profeta por iniciativa própria.


Reflitamos:

- Ontem Jeremias, e hoje quem são os Profetas, aqueles que têm olhos voltados para Deus sem desviar o seu olhar para a realidade na qual estão inseridos?

- Onde e como vivemos a vocação profética recebida no dia de nosso Batismo?

- Como estamos conjugando e vivendo os verbos denunciar, criticar, demolir, destruir, anunciar edificar e plantar?

Enviados por Deus em missão, como discípulos missionários, vivamos o caminho profético, conjugando os verbos denunciar, criticar, demolir, destruir, anunciar, edificar e plantar, contando sempre com a ação, presença e assistência do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG