domingo, 23 de julho de 2023

Acolher e escutar o Senhor (XVIDTCC)

Acolher e escutar o Senhor

Uma breve reflexão à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 10,38-42), que nos apresenta a visita de Jesus à casa de Maria, Marta e Lázaro.

Marta acolhe o Senhor e se revela um tanto amarga, o que também pode acontecer conosco, portanto, a necessária vigilância.

De outro lado, com Maria, aprendemos que é preciso escolher a melhor parte, para seguir Jesus no caminho, sentando-se aos seus pés para a escuta de Sua Divina Palavra, pois não ficará de pé na caminhada quem não se assentar diante d’Ele para escutá-Lo.

Quem se assenta aos Seus pés, sofre menos, chora menos, age de um novo jeito: “Nós nos tornamos grandes quando nos ajoelhamos”

Maria assim o fez: Parou para escutar e não deixou de viver com intensidade a Palavra do Amado...

O caminho para ser feliz passa pela escuta da Palavra de Deus, e feliz de quem escuta a minha Palavra e a põe em prática, disse o Senhor.

Nesta escuta e prática da Palavra do Senhor é preciso que permaneçamos firmes no Senhor, como nos falou o Apóstolo Paulo: “Completo em minha carne o que falta a Paixão de Cristo, por amor à Sua Igreja.’ (Cl 1,24).

Quando o sofrimento assumido na fé é a presença de Deus em nossa vida, temos a perspectiva de vitória, configurados a Jesus Cristo, em seu Mistério de Paixão e Morte, em inseparável amor por Ele e por sua Igreja.

Acolhamos Jesus e Sua Palavra, e que se realizem em nós as transformações necessárias, acompanhadas de gestos concretos de amor, partilha e solidariedade.

Acolher o Senhor, escutar Sua Palavra,
vivê-la intensamente com a força do
Espírito, na fidelidade ao Pai!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG