sexta-feira, 21 de julho de 2023

A Graça de anunciar a Palavra Divina

A Graça de anunciar a Palavra Divina

 “... a pregação é múnus apostólico,
angélico, cristão, divino”

Sejamos enriquecidos com este trecho de um dos Sermões do Presbítero São Lourenço de Bríndisi (Séc. XVI), Doutor da Igreja, Pregador assíduo e eficaz, cuja memória celebramos no dia 21 de julho.

“Para mantermos a vida espiritual, que nos é comum com os anjos do céu e os espíritos divinos, feitos eles e nós à imagem e semelhança de Deus, é necessário, sem dúvida, o Pão da Graça do Espírito Santo e da Caridade de Deus.

Mas a Graça e a Caridade sem a fé são nulas, porque sem fé é impossível agradar a Deus. E a fé também não nasce sem a pregação da Palavra de Deus: A fé vem pelo ouvido, pela audição da Palavra de Deus (cf. Rm 10,17).

Por conseguinte, a pregação da Palavra de Deus é necessária para a vida espiritual, assim como semear o é para manter a vida corporal.

Por isto Cristo diz: sai o que semeia a semear sua semente (Lc 8,5). Sai o que semeia, o pregoeiro da justiça; este pregoeiro lemos ser às vezes Deus que de viva voz dá do céu a todo o povo no deserto a lei da justiça; às vezes, um Anjo do Senhor, que no lugar do pranto censura o povo pela transgressão da Lei Divina e, ouvindo a advertência do anjo, todos os filhos de Israel de coração contrito elevaram a voz chorando com veemência; também Moisés pregou a todo o povo a Lei do Senhor, nos campos de Moab, como se lê no Deuteronômio.

Em seguida, veio Cristo, Deus e homem, para anunciar a Palavra do Senhor e enviou para isto os Apóstolos, assim como enviara antes os Profetas.

Portanto, a pregação é múnus apostólico, angélico, cristão, divino. A Palavra de Deus possui imenso valor, por ser como que o tesouro de todos os bens.

Pois daí vêm a fé, a esperança, a caridade, daí todas as virtudes, todos os Dons do Espírito Santo, todas as Bem- aventuranças Evangélicas, todas as boas obras, os méritos todos da vida, toda a glória do paraíso: Acolhei a Palavra inserida que pode salvar vossas almas (Tg 1,21).

A Palavra de Deus é Luz para a inteligência, Fogo para a vontade para que o homem possa conhecer e amar a Deus; para o homem interior, que no Espírito de Deus vive pela graça, é Pão e Água; porém pão mais doce que o mel e o favo; água melhor que o vinho e o leite.

É Tesouro Espiritual de méritos para a alma, por isto diz-se ouro e pedra preciosíssima. É Martelo contra a dura obstinação do coração nos vícios e contra a carne, o mundo e o demônio, Espada que mata todo pecado”.

Oremos para que se renove em cada Presbítero a graça de anunciar, proclamar, testemunhar a Palavra de Deus, pois não pregam a si mesmos, mas a Palavra d'Aquele que fala por nós e em nós!

Também  para que cada batizado faça o mesmo: acolher a Pessoa do Senhor, escutar Sua Palavra e vivê-la com toda intensidade e ardor.

Renovemos a graça que recebemos de ser sal da terra e luz do mundo, e participar da construção do Reino.

Oremos:

“Ó Deus, que, para a Vossa glória e salvação da humanidade destes a São Lourenço de Bríndise o Espírito de conselho e fortaleza, concedei-nos, pelo mesmo Espírito, conhecer o que devemos praticar, e por suas preces, realizá-lo.
Por N. S. J. C. Amém”.

PS : Liturgia das Horas – Vol.III – Pág. 1433-1434.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG