sexta-feira, 21 de julho de 2023

Alegria transbordante, credibilidade cristã fortalecida

Alegria transbordante, credibilidade cristã fortalecida

Como discípulos missionários de Jesus, vemos que n’Ele tudo se renova sem dispensar nossa participação, com irrenunciáveis sacrifícios.

De Deus emergem constantes apelos, a fim de que novas atitudes brotem em nós, sem demora, preguiça, indiferença, omissão ou adiamentos.

Em todo tempo, a misericórdia de Deus nos renova para o aprendizado indispensável da língua do Espírito, marcado pela humildade, pobreza, obediência e paciência, como nos ensina Santo Antônio.

Nutridos da Palavra e da Eucaristia, somos constantemente interpelados à prática da caridade ativa, avançando sempre para águas mais profundas, para que nasça uma sociedade justa e fraterna que garanta saúde para todos, como vimos na Campanha da Fraternidade deste ano.

Na passagem dos Atos dos Apóstolos (At 8,26-40), quando o eunuco foi batizado por Filipe depois de ter ouvido a Palavra, e manifestado o desejo de conversão, começou a viver a vida nova de todo batizado e tomado de grande alegria seguiu sua jornada.

Um cristão triste contradiz a fé que professa. A alegria deve ser uma marca de quem crê em Jesus Ressuscitado. Não uma alegria marcada pela esterilidade, muito pelo contrário, pois n’Ele e com Ele, Jesus, produzimos muitos frutos, sendo o amor a expressão visível da fé, alavancada sempre pela chama da esperança que nos move até que Ele venha definitivamente.

O Documento da Conferência de Aparecida nos diz que quando cresce no cristão a consciência de que pertence a Cristo, em razão da gratuidade e da alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom deste Encontro.

Portanto, não limita sua missão a um programa ou a um projeto transitório, mas compartilha a experiência do acontecimento e do Encontro com Cristo, testemunhando e anunciando a Sua Pessoa e o Seu Projeto a todos os confins do mundo e até o fim dos tempos.

A missão e o discipulado tornam-se como duas faces de uma mesma moeda. Apaixonado por Cristo não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva, pois sem Ele não há luz, não há esperança, não há amor e não há futuro, como nos disse o Papa Bento XVI.

Renovemos a alegria e o testemunho, para que cresça e fortaleça a credibilidade de nossa vivência cristã.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG