segunda-feira, 31 de julho de 2023

O Senhor nos confia o Seu Reino

O Senhor nos confia o Seu Reino

Na segunda-feira da 17ª semana do Tempo Comum, a Liturgia da Palavra nos convida a renovar a alegria de trabalhar pelo Reino de Deus, à luz das parábolas do grão de mostarda e do fermento, contidas na passagem do Evangelho de Mateus (Mt 13, 31-35).

A Parábola é uma forma de linguagem que Jesus Se utiliza, acessível, viva, questionadora, concreta, desafiadora, evocadora e pedagógica, para semear a Palavra no coração e na mente dos Seus ouvintes. Fala coisas tão belas e profundas a partir de coisas simples do quotidiano.

As Parábolas criam controvérsias, diálogo, questionamentos, num primeiro momento, depois se tornam provocadoras para novas atitudes e compromissos, mexendo com seus ouvintes.

Finalmente, levam o ouvinte a tirar as consequências para a vida, pois ajuda a pensar e rever as atitudes, a própria vida, o compromisso com Jesus e o Reino.

Quanto à parábola do grão de mostarda, vemos que o Reino de Deus é pequeno e aparentemente insignificante, mas crescerá até se tornar muito grande, assim como acontece com o grão de mostarda.

Nos fatos aparentemente irrelevantes e insignificantes, na simplicidade e no transcorrer normal de cada dia, na insignificância e limites dos meios de que dispomos na evangelização, esconde-se o dinamismo divino que atua na história oferecendo e possibilitando à humanidade caminhos novos de vida plena e salvação:

“Jesus não é um homem de sucesso, de ibope. Ele lança uma sementinha, nada mais. E de repente, a sementinha brota. O que parecia nada, torna-se fecundo, árvore frondosa”, como nos fala o Pe. Joan Konings (SJ).

O Reino de Deus é uma iniciativa divina, e para que ele aconteça, a comunidade precisa manter a serenidade, a confiança e a paciência. Importa lançar a Semente da Palavra do Reino no coração da humanidade.

Tenhamos a paciência evangélica para continuarmos com alegria, como Igreja, lançando sementes no coração da humanidade, para que possam florir na alegre presença do Reino que já está em nosso meio com a Pessoa e a Palavra de Jesus, que vemos e acolhemos em cada Eucaristia, quando a Palavra é proclamada, acolhida e vivida, e o Pão é comungado e o quotidiano Eucaristizado!

PS: Passagem paralela do Evangelho de Lucas (Lc 13,18-21)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG