sábado, 22 de julho de 2023

Maria Madalena, amiga e testemunha do Senhor

Maria Madalena, amiga e testemunha do Senhor

Ele Vive! Aleluia!

No dia 22 de julho, celebramos a Festa de Santa Maria Madalena e ouvimos na Proclamação do Evangelho, a passagem do Evangelho de São João (Jo 20,1-2.11-18), em que Maria Madalena vai ao túmulo onde Jesus Se encontrava morto, para chorar a Sua ausência.

Neste relato, encontramos uma tríplice dimensão das narrativas de aparições: iniciativa, reconhecimento e missão.

Madalena procura um morto. Entretanto, o conhecimento do Ressuscitado não se dá no mero encontro com Jesus, que ainda permanece desconhecido, o encontro acontece quando Sua presença se torna apelo "pessoal": Maria!

Iluminadora a citação do Lecionário comentado:

Nesta página evangélica Maria Madalena passa da condição inicial de imobilidade e de choro junto do sepulcro, para jubiloso movimento conclusivo com o qual anuncia aos discípulos a sua experiência do Ressuscitado...

A estada de Maria junto do sepulcro é o sinal do seu apego a Jesus, e o seu pranto é determinado pela ausência do corpo do Mestre no túmulo” (1)

Somente quando ela faz o gesto de deter Jesus, temos a revelação do pleno sentido do acontecimento: a volta de Jesus ao Pai e a investidura para a missão do anúncio aos irmãos. Da iniciativa ao reconhecimento, do reconhecimento à missão!

O propósito do Evangelista é levar-nos a compreender o novo modo de presença do Senhor, bem como um o novo modo de entrar em contato com Ele.

Também tem o claro propósito de nos indicar que o novo modo de presença do Senhor entre nós, funda-se a Seu novo modo de "estar com o Pai", glorioso, ainda que não tenha subido para junto do Pai (v. 17):

“Maria não deve deter Jesus, como se Ele tivesse regressado à vida terrena. O Filho, pelo contrário, entrara na comunhão com o Pai, e ela é enviada a anunciar que esta comunhão é oferecida também aos discípulos.

A estes Maria proclama agora a sua fé: ‘Vi o Senhor’ e leva-lhes a mensagem Pascal'” (2)

Sendo nossa fé Pascal, é sempre tempo de exultarmos de alegria, porque a tristeza, o desânimo e o medo cederam lugar à alegria, à esperança e à coragem.

Urge que sejamos alegres testemunhas de Jesus Cristo Ressuscitado, renovando compromissos com uma humanidade nova, pacificadora e justa.

Redescubramos sempre a presença do Ressuscitado que caminha conosco, vivo e vitorioso. Prantos e lamentos não ocuparão lugar, em nosso coração, cedendo lugar para a alegria, a exultação.

Trocaremos palavras e gestos de mútua ajuda, para que jamais recuemos na fé, e assim renovemos nossos sagrados compromissos batismais.

Aprendamos com Maria Madalena a passar da procura ao reconhecimento, e deste à missão de testemunhar que Ele Vive, Ele Reina. Eis a nossa missão!


PS: Fonte de pesquisa: Missal Cotidiano - pp. 338-339
(1)          Lecionário Comentado - p. 378.
(2)         idem - p. 379.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG