quinta-feira, 27 de julho de 2023

Eu Vos suplico, ó meu Senhor! (08/08)

 


Eu Vos suplico, ó meu Senhor!
 
Senhor Jesus Cristo, meu Deus e meu Senhor,
Vós que sois o Messias, o Filho do Deus vivo,
Como tão bem expressou Vosso Apóstolo Pedro,
Que mais tarde faria tríplice negação de Vos conhecer,
No Mistério da Vossa Paixão, e Morte.
Mas curado na tríplice afirmação de amor, após Vossa Ressureição.
Renovo a amizade convosco e o amor incondicional no seguir-Vos.
 
Ajudai-me a aprender e aprofundar a relação de amor convosco
em plena fidelidade ao Projeto de Deus, pelo qual Vos entregastes,
Com a presença e ação do Santo Espírito, em todo o tempo.
Tão somente assim, Senhor, não terei de Vós
Conhecimento apenas intelectual, mas fecundamente afetivo,
Semeando a Palavra, para flores Pascais de um mundo novo florir.
 
Concedei-me Vossa graça, para que a minha existência
Não fique somente baseada numa série de preceitos religiosos,
Que tão apenas procuro respeitar sem autênticos amor e ardor sinceros,
Mas que de Vós mesmos sentimentos tendo,
Em esvaziamentos e desapegos mais que necessários,
Leveza de alma, fortaleza de espírito, cruz com fidelidade carregar.
 
Derramai em mim e a quantos suplico o Vosso amor,
Por meio do Vosso Espírito, como nos falou Vosso Apóstolo Paulo (Rm 5,5).
Reconhecendo os pecados no passado cometido, penitenciados e perdoados.
Rever, redimensionar e ressignificar a própria existência,
edificar uma vida e história marcadas pela generosidade e solidariedade,
Sobretudo para com os que mais precisarem, como fizestes.
 
Renovai-me como discípulo Vosso o Amor Trinitário,
Em mergulho no mar da misericórdia infinita divina,
Aprofundando o conhecimento íntimo e afetuoso de Vossa presença,
E que jamais me contente em afirmar que sois Jesus Cristo, o Filho de Deus,
Mas que eu saiba viver sagradas consequências éticas,
Vivendo Vossa Palavra, seguindo Vossos passos, rumo à eternidade. Amém.
 
 
Fonte: Lecionário Comentado – Editora Paulus – 2011 – volume II do Tempo Comum – 2011 – pp. 65-70
Passagens Bíblicas: Jr 3131-34; Sl 50; Mt 16,13-23

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG