sexta-feira, 28 de julho de 2023

Vinde habitar em nosso coração

 


Vinde habitar em nosso coração

Assim nos falou o Senhor – “Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc 12,33-34)

Há um antigo relato oriental que nos ajuda a compreender a alegoria do tesouro – “...quando os deuses criaram o homem, puseram nele algo de sua divindade; mas o homem fez um mal uso dessa divindade e os deuses decidiram tirá-la. Reuniram-se em grande assembleia para ver onde podiam esconder esse tesouro que lhe haviam dado. Um disse: ‘vamos colocá-lo no pico da montanha mais alta’. Um outro, porém, retrucou: ‘não, o homem acabará escalando a montanha e encontrará o tesouro’. Um outro disse: ‘vamos escondê-lo no fundo do oceano’. Mas, alguém respondeu: ‘Não, o homem poderá descer às profundezas e descobrir o tesouro’. Por fim, um terceiro disse: ‘Já sei onde vamos esconder esse tesouro: no mais profundo do coração do homem! Ali, ele nunca o buscará’” (1).

A alegoria nos ajuda a compreender as palavras do Senhor: onde se encontra nosso tesouro ali estará nosso coração.

É sempre tempo favorável para refletirmos:

- quais são os tesouros pelos quais nos consumimos e corremos atrás?

- quais são os tesouros que mais precisamos e pelos quais somos capazes de nos sacrificar?

Sejam nossos tesouros a Igreja que somos, cuja Cabeça é o Cristo e nós o seu corpo.

Sejam nossa família, pequena Igreja Doméstica, espaço de comunhão, amor, perdão, diálogo, solidariedade;

Sejam a fé, dom que Deus nos concedeu, irmanada com as virtudes da esperança e da caridade;

Bem como, sejam também nossos compromissos pastorais dentro e fora da Comunidade que participamos.

Roguemos a Deus para que jamais nos percamos entre as “bijuterias” que o mundo nos oferece insistentemente, e que jamais poderão nos preencher e nos conceder a felicidade e vida plena, que tão somente o Senhor Jesus pode nos dar, e nós temos o maior de todos os tesouros que habita em nós: – O Espírito Santo (1 Cor 6,19).

Nem montanha, nem mar, Deus quis habitar no mais profundo de nós. Amém.

Oremos: 

“Ó Deus, sois o amparo dos que em Vós esperam e, sem Vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”. (2)

  

(1) Pe. Adroaldo Palaoro (SJ)

(2) Oração do dia - 17º Domingo do Tempo Comum 

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG