domingo, 23 de julho de 2023

A Parábola do joio e do trigo

A Parábola do joio e do trigo

Assim afirmou São João Crisóstomo (séc. IV) à luz da Parábola do joio e do trigo (Mt 13, 24-30).

“Porque é a astúcia própria do demônio sempre mesclar com a verdade o erro colorido com aparências de verdade, de forma a conseguir por este meio facilmente enganar aos simples. Por tal motivo, não nomeou outro tipo de sementes, mas somente o joio, que é uma semente semelhante ao trigo”. (1)

As ações demoníacas estão presentes em todos os âmbitos, e devemos ficar em permanente vigilância para que não sejamos envolvidos pelas mesmas.

- Como perceber esta ação demoníaca, que se “mescla com a verdade o erro colorido com aparências de verdade” na família, fragilizando os valores e princípios sagrados que a solidificam e a santificam?

- Como perceber esta mesma ação no vasto e complicado mundo da política, da economia, da cultura, da educação, dos meios de comunicação e nos espaços de decisões dos rumos da sociedade?

Além de mesclar o erro com seu colorido sedutor em meio à verdade, ainda tornam muitas verdades relativas e efêmeras, como vemos no mundo líquido em que vivemos.

Por isto, o mundo é uma grande seara em que o joio e o trigo crescem simultaneamente, e precisamos sabedoria e paciência, para não nos fartarmos e nos intoxicarmos com o joio da mentira e do pecado, que promove a cultura da morte, e nos fragiliza como artífices da construção da civilização da vida fundamentada no amor, na verdade, na justiça e na paz:

“O amor e a verdade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade brotará da terra, e a justiça descerá dos céus. O Senhor nos trará bênçãos, e a nossa terra dará a sua colheita. A justiça irá adiante dele e preparará o caminho para os seus passos” (Sl 85, 10-13).


(1) Lecionário Patrístico Dominical – Editora vozes – 2013 – p.180

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG