quarta-feira, 26 de julho de 2023

Exemplos que nos inspiram

 


Exemplos que nos inspiram

A última parte do Livro do Eclesiástico é dedicada ao elogio dos antigos patriarcas, que constituem nobre exemplo para as futuras gerações.

Enriquecedor o comentário do Missal Quotidiano sobre a passagem do Livro do Eclesiástico (Eclo 44,1.9-13), que nos fala destes exemplos de piedade e retidão, cujas boas obras não foram esquecidas e a posteridade herdou suas virtudes:

“Este elogio dos homens que foram grandes com Deus será retomado na Epístola aos Hebreus (c.11) e permanece na memória que a Igreja faz dos mártires e Santos, que construíram sua história, a história mais profunda e verdadeira, a do homem com Deus.

‘Em seu dia natalício a Igreja proclama o mistério pascal realizado nos Santos que sofreram com Cristo e com Ele são glorificados, e propõe aos fiéis o seu exemplo, que atrai a todos ao Pai por meio de Cristo’ (SC 104).

A luta pela oração, pela vitória sobre si mesmos, por uma ardente bondade, por um amor puro, pela fidelidade conjugal, pela virgindade, paz e a paciência é a vitória da Igreja.

Também da história de nossa vida, o que em verdade permanecerá, será a história de nosso amor com relação a Deus e aos irmãos” (1).

Reflitamos:

- Na Sagrada Escritura, quem inspira minhas ações, meus passos e decisões?

- Quais sãos os santos e santas na história da Igreja que me inspiram a imitar suas virtudes, na fidelidade a Jesus Cristo, como discípulo missionário d’Ele, o Caminho, a Verdade e a Vida?

- Quem são aqueles/as que já na glória de Deus, também me inspiram no meu dia a dia?

- Qual a história de amor a Deus e aos irmãos e irmãs eu tenho escrito?

“Pai Nosso que estais nos céus...”

 

(1) Missal Quotidiano – Editora Paulus – pp.835-836


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG