domingo, 23 de julho de 2023

"A mansidão é a plenitude da força" (XVIDTCA)

"A mansidão é a plenitude da força"

Com a Liturgia da Palavra do 16º Domingo do Tempo Comum (Ano A), refletimos sobre a ideia que temos sobre Deus.

De fato, a ideia que cada um faz de Deus é condicionante do seu comportamento diante d’Ele (adoração, oração, compromissos, entrega, doação, serviço...), e também, consequentemente, condicionante de sua relação com o próximo.

Na passagem do Evangelho (Mt 13, 24-43), de modo especial, Jesus nos revela que Deus compreende, sem conivência, o escândalo do homem limitado e mau, e Cristo parece até mesmo provocá-lo com seu comportamento, tratando livremente com bons e maus, justos e pecadores.

Não é possível a concepção de uma comunidade de puros e santos. Deus compreende e é paciente com todos, e deixa, aos pecadores, tempo para amadurecer sua conversão.

Assim nos diz o Missal Dominical:

“... não nos deve perturbar o escândalo de uma Igreja medíocre, pecadora, comprometida, distante do ideal evangélico de pureza, de santidade, de desapego.

Sendo feita de homens e vivendo mergulhada no mundo, a Igreja corre continuamente o risco de se contaminar com o mundo e ver crescer em suas fileiras o joio ao lado do trigo.

Alguns cristãos desejariam recorrer aos meios violentos e decisivos: excomungar os membros mais fracos, queimar os hereges, lançar violentamente em face dos cristãos e não cristãos as exigências do Evangelho, com a política do ‘comigo ou contra mim’...” (1)

Estas atitudes têm fundamento em duas distorções; a primeira é a ideia errada de Deus, um Deus ciumento dos homens, pronto a lançar Seus raios; e a segunda é a ideia de um Deus avarento.

Diferentemente, Jesus nos revela Deus como um Pai misericordioso, e nos convida também a sermos misericordiosos como Deus é misericordioso.

A relação com este Deus revelado por Jesus fortalece a confiança e a esperança, eliminando todo medo e insegurança.

O Reino Deus acontece com o testemunho de pessoas confiantes e esperançosas, que sabem viver a tolerância com os maus e os pecadores, porque têm uma inabalável confiança na ação de Deus, que sabe esperar a livre decisão do homem, com paciência e mansidão.

Oportunas são as palavras do Papa São João XXIII: "A mansidão é a plenitude da força".

Evidentemente que mansidão não é sinônimo de uma aceitação passiva dos acontecimentos, e tão pouco desleixo, o que banalizaria e empobreceria a vida de todos nós e da própria Igreja.

Deste modo, ela produz frutos quando é vivida numa atitude construtiva de tolerância, paciência e respeito pelos tempos e pelas etapas de crescimento, tanto no interior da vida das comunidades como de cada pessoa.

A mansidão autêntica, amadurecida a cada momento, é a plenitude da força que o Senhor nos comunicou.

Peçamos a Deus a mansidão necessária a cada dia de nossa vida, a cada desafio a ser enfrentado, pois esta, vivida nos possibilita experimentar a plenitude da força divina.



(1) Missal Dominical – pág. 750.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG