sexta-feira, 21 de julho de 2023

A vida cristã é permanente esforço

A vida cristã é permanente esforço

Acolher a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pd 1,2), é pôr-se a caminho, esforçando por fazer as junções necessárias, como que num processo contínuo de crescimento no aperfeiçoamento da fé, para que se viva frutuosamente a vida cristã dia a dia.

E isto é possível, pois ser cristão é ter entrado na posse das mais preciosas promessas, para se tornar participante da natureza divina, como o Apóstolo nos diz (2 Pd 1,4).

Sendo assim, a vida cristã passa a ser compreendida como um todo harmônico, vital, dinâmico; voltamo-nos para Deus, que é todo vida, ação, amor (1).

Vejamos o que nos diz o Apóstolo Pedro (2 Pd 1,5-7):

Por isso mesmo, dedicai todo o esforço
em juntar à vossa fé a virtude,
à virtude o conhecimento,
ao conhecimento o autodomínio,
ao autodomínio a perseverança,
à perseverança a piedade,
à piedade o amor fraterno
e ao amor fraterno, a caridade”

Deste modo, a vinda gloriosa de Jesus deve ser “esperada”, mas ao mesmo tempo “apressada”, mediante uma vida cristã coerente, sem esmorecimentos e recuos na vida de fé.

“Embora empenhando-se com responsabilidade nas realidades da vida terrena, quem segue a Cristo espera com confiança e esperança ‘novos céus e nova terra onde habitará a justiça, sem permanecer alheio às alegrias e às esperanças dos seus contemporâneos. A esperança dos bens futuros ampara-o nas contrariedades que deve suportar pela fidelidade ao seu testemunho de fé”. (2)

Esta espera, portanto, deve ser vivida na vigilância ativa, expressa no esforço por uma conduta irrepreensível aos olhos de Deus, a fim de que tenhamos o crescimento no conhecimento de Jesus, e mais que conhecimento, comunhão, amizade e intimidade profunda com Ele, qualificando o nosso anúncio e testemunho.


1 - Missal Quotidiano – Editora Paulus – p.846
2 – Lecionário comentado – Editora Paulus – Tempo Comum volume I - Lisboa – p.432

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG