domingo, 23 de julho de 2023

Corrupção: “a praga putrefata da sociedade”

Corrupção: “a praga putrefata da sociedade”

A corrupção pode ser constatada em todos os âmbitos (local, nacional e internacional). Por isso, é oportuno que nos voltemos para a Bula “Misericordiae Vultus” - (n.19), em que o Papa Francisco nos exorta a vencermos esta tentação que ninguém está imune, e nos aponta caminhos para que não cedamos a esta “praga putrefata da sociedade”.

Inspirado em suas palavras, apresento uma oração que nos faz vigilantes, para que não apenas denunciemos e nos indignemos com a corrupção de múltiplas faces.

Urge que também não caiamos na tentação das mesmas, pois deste modo não realizaríamos  plano ao qual Deus nos predestinou: que sejamos santos e irreparáveis aos Seus olhos (Ef 1,1-4).

Oremos:

Libertai e conduzi, Senhor, todas as pessoas fautoras ou cúmplices da corrupção, pecado grave que brada aos céus, porque mina a base da vida pessoal e social.

Livrai-nos das armadilhas e da sedução da corrupção, que nos  impede de olhar para o futuro com esperança, porque, com a sua prepotência e avidez, nos leva à destruição dos projetos em favor da vida dos pequeninos e indefesos, com o esmagamento e morte dos mais pobres.

Livrai-nos do mal, Vos pedimos ao rezar o Pai Nosso, a oração que nos ensinastes. Um dos males é a corrupção, que se esconde nos gestos diários para se estender depois aos escândalos públicos, dos quais também podemos ter parcela ou plena responsabilidade.

Livrai-nos da corrupção, que consiste na contumácia do pecado, porque, nela mergulhados, caímos na tentação da substituição de Deus pelos ídolos sedutores da riqueza, do sucesso e do poder, e trilharemos, tristemente, no vale escuro em que se multiplicam as obras das  trevas.

Não permiti, Senhor, que pelo fermento da corrupção, nosso coração e olhar sejam levedados, para que não sejamos vítimas e promotores, ao mesmo  tempo, da violência urbana, da criminalidade, do tráfico de drogas, da miséria, dá má qualidade da educação e ensino.

Fortalecei-nos Senhor, para que erradiquemos a corrupção de nossas relações em todos os âmbitos, porque, mais cedo ou mais tarde, dela nos tornamos cúmplices e, com isto, a inevitável destruição da vida, estreitamento dos horizontes de um mundo novo por Vós querido para nós.

Conduzi, Senhor, nossa vida pessoal e social, iluminando-nos e nos ajudando, para que vivamos na  prudência, vigilância, lealdade, transparência. E com estes valores, de mãos dadas com a coragem, denunciar e anunciar novos tempos, por um mundo justo e fraterno. Amém.

“Pai Nosso que estais nos céus...” 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG