domingo, 23 de julho de 2023

Preciosas Parábolas do Reino (XVIDTCA)

Preciosas Parábolas do Reino

Reflitamos sobre as Parábolas do Reino de Deus, retratadas na passagem do Evangelho do 16º Domingo do Tempo Comum (Mt 13, 24-43), à luz de duas citações: 

“Os maus existem no mundo ou para que se convertam, ou para que por eles, os bons, exercitem a paciência.” (Santo Agostinho).

A Parábola do joio e do trigo é um apelo à humildade e à misericórdia que se irradia. É um compromisso concreto que assumimos ao celebrar a Eucaristia neste Domingo, dentro e fora da comunidade:

“Se há alguém que errou, que no próximo encontro ele possa ver em nossos olhos que estamos reconciliados com ele, que não o condenamos mais, porque a Palavra de Deus nos fez cair o gadanho da mão.” (1)

Tomemos consciência de que todos nós somos trigo e joio ao mesmo tempo. Apenas Jesus foi o puro trigo, sem joio algum, ou seja, não conheceu o pecado, ao contrário, o destruiu.

Jesus é o grão que um dia caiu na terra e morreu. Um grão que foi transformado em Pão Eucarístico que vem a nós e Se entrega por nós como Salutar Alimento, para que nos tornemos trigos de Deus.



(1) “O Verbo Se fez carne” –Editora Ave Maria - p. 157 - Pe. Raniero Cantalamessa.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG