segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Toda correção deve ser feita à luz da Caridade!

Toda correção deve ser feita à luz da Caridade!

Sejamos iluminados pela reflexão feita pelo Presbítero São Vicente Ferrer, que muito ajudará a quem tenha diante de si pessoas a educar, a corrigir...

“Nas pregações e exortações, utiliza palavras simples, em tom de conversa, quando se tratar de explicar os deveres particulares.

Na medida do possível, serve-te de exemplos, para que o pecador culpado de determinada falta se sinta interpelado como se a pregação fosse só para ele. 

No entanto, na tua maneira de falar deve transparecer claramente que as advertências não procedem de um espírito soberbo ou irascível, mas de sentimentos de caridade e amor patente, como um pai que sofre ao ver um filho que erra, gravemente enfermo ou caído no fundo do poço, e se esforça por salvá-lo e livrá-lo do perigo e cuidar dele como se fosse uma mãe.

Faze sentir ao pecador tua alegria pelo seu progresso e pela glória que o espera no paraíso.

Este modo de proceder costuma ser proveitoso para os ouvintes. Porque falar em geral sobre as virtudes e os vícios não atrai muito o interesse de quem te escuta.

Também nas confissões, quando confortais os fracos com delicadeza ou quando advertes com severidade os obstinados no mal, mostra sempre sentimentos de amor para com o pecador sinta a todo o momento que tuas palavras são ditadas unicamente pelo amor sincero.

Por isso, as palavras carinhosas e mansas antecedam sempre as que atemorizam.

Se desejas, portanto, ser útil ao próximo, recorre primeiro a Deus de todo o coração. Pede-Lhe com simplicidade que digne infundir em ti aquela caridade que é o compêndio de todas as virtudes e a melhor garantia de êxito nas tuas atividades”

Como vimos, nenhuma correção será frutuosa se não brotar de um coração orante e de profunda sintonia com o querer de Deus revelado em Sua Palavra!

Da mesma forma se não for à luz da caridade que, como belamente disse São Vicente, é o compêndio de todas as virtudes e a melhor garantia de êxito em tudo que fazemos...

Sem dúvida ainda temos um longo caminho a percorrer em matéria de educação, reconciliação, correção fraterna...

Por isto a Deus supliquemos sempre Sua ajuda indispensável:

Sabedoria, mansidão, coragem, firmeza...
Ó Luz Eterna! Amém!



PS: Liturgia das Horas pp. 1522-1523 – Vol. II

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG