Pensar na Igreja, rezar por ela
Rezar por ela, pensar nela!
Oramos pela Igreja, quando nela pensamos; mas, quando rezamos, será que pensamos; refletimos sobre o conteúdo daquilo que rezamos?
Quando refletimos sobre a História da Igreja, vemos páginas de pecados, marcas e cicatrizes deixadas. Talvez, um dia, revisitando esta História, que estamos escrevendo, outros dirão o mesmo de nós.
Condená-la? Execrá-la? Ignorá-la?
Não são as atitudes meritórias de consideração e estima. Devemos amar a Igreja com suas páginas, ora belas, ora nem tanto, mas sempre a Igreja de Cristo!
Sendo Cristo a cabeça e a Igreja o Seu corpo, o amor por Ele torna-se inseparável do amor por ela (Ef 5,21-33). Amor por Cristo deve ser traduzido em gestos concretos no amor por Sua Igreja... Apaixonamento por Cristo na mesma intensidade de apaixonamento pela Igreja.
Assumir sofrimentos no Mistério da Paixão, completando em nossa carne o que falta a Paixão de Cristo, por amor a Sua Igreja:
“Agora regozijo-me nos meus sofrimentos por vós,
e completo o que falta às tribulações de
Cristo, em minha carne pelo
Seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1,24).
Mais que pensar e rezar pela Igreja,
urge edificá-la e santificá-la.
Eis a missão de todo batizado: com amor incondicional empenhar-se para que isto aconteça. Amém.


Nenhum comentário:
Postar um comentário