quarta-feira, 6 de setembro de 2023

A Espiritualidade do(a) Evangelizador(a), à luz da Carta aos Colossenses

                                       

A Espiritualidade do(a) Evangelizador(a), à luz da Carta aos Colossenses

Colossas era uma pequena cidade da Ásia Menor, distante 200 km de Éfeso, e próxima a Hierápolis e Laodiceia. Paulo não a visitou pessoalmente.  As Comunidades Cristãs de Colossas, Hierápolis e Laodiceia foram fundadas por Epáfras, discípulo de Paulo, enquanto este se encontrava em Éfeso.

A Carta aos Colossenses foi escrita na prisão, provavelmente em Éfeso, entre os anos 55 e 57, talvez na mesma ocasião em que foi escrita a Carta aos Filipenses.

Paulo apresenta o retrato de discípulo de Jesus (Cl 1, 24-28). O anúncio de Jesus Cristo lhe trouxe prisões, humilhações, torturas, difamações e sofrimentos sem conta. Tudo isto fez com que ele se sentisse próximo de Jesus e de Sua Paixão: “Vou completando na minha própria carne o que falta aos sofrimentos de Cristo em favor do Seu Corpo, que é a Igreja” (v. 24). É o evangelizador que enfrenta com alegria os sofrimentos, a fim de que a comunidade Cristã seja edificada.

Paulo se apresenta como Ministro da Palavra para o bem da Comunidade. Por meio dele as Comunidades Cristãs ampliaram seus horizontes, se abrindo aos não judeus, entre os quais se encontram os cristãos de Colossas. A isso ele chama de “Mistério escondido durante os séculos e as gerações do passado, mas agora revelado o Seu povo Santo” (v. 26). Ele se tornou Ministro do Projeto de Deus que, em Jesus Cristo, fez do mundo inteiro um só povo (v. 27). Para isso dá o melhor de si a todos, sem distinção, “para fazer de todos os seres humanos cristãos perfeitos” (v. 28).

Paulo foi um batalhador do Projeto de Deus. Da Carta emergem as seguintes características do Agente de Pastoral e Liderança comprometidos (as) com o Projeto de Deus; emerge o perfil das lideranças cristãs e de todos cristãos que participam da “Eucaristia: fonte da missão e da vida solidária” (Congresso Eucarístico Nacional 2001).

- Alguém que não se entrega, nem mesmo na prisão;
- Uma pessoa que não se faz vítima por causa das perseguições e dificuldades, mas lê tudo isto à luz dos sofrimentos de Jesus Cristo;

- Alguém que acredita profundamente na pessoa de Jesus Cristo enquanto “esperança da Glória”;       
- Uma pessoa que não busca interesses particulares, mas a construção da Comunidade cristã;

Alguém que põe todos os recursos a serviço da Palavra de Deus. Uma pessoa que se preocupa com todos(as), porque o Projeto de Deus – liberdade e vida – se destina a todos(as).

Reflitamos:

Das características acima, quais você tem?
- Qual precisaria desenvolver mais no seu trabalho pastoral?

- À luz do tema do Congresso Eucarístico, o que significa a Eucaristia em sua vida?
- De que modo você tem se alimentado e se comprometido com Cristo Eucarístico em sua missão, numa autêntica vida solidária?


PS: Texto escrito no ano de 2001 quando estava em trabalho Missionário na Diocese de Ji-paraná-RO, para solidificação da espiritualidade, num amor incondicional por Jesus e Sua Igreja, para além de quaisquer dificuldades que possamos enfrentar.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG