segunda-feira, 4 de março de 2024

Amados pelo Senhor, construamos pontes

                                                     

Amados pelo Senhor, construamos pontes
 
Início de um dia:
O sol nascente brilha intensamente.
Eu, ao lado do Sol Nascente, Jesus.
 
Naquela manhã, caminhei com o Senhor pelas ruas e praças,
E vimos muros, cercas e grades que dividem, isolam e,
fragilmente, protegem.
Na mesma manhã, vimos pontes, que distâncias encurtam,
Por sobre rios, mares, vales, ou abismos ou mesmo o nada.
 
Vimos muitos muros sendo levantados tão velozmente,
E muitas pontes destruídas com mesma intensidade.
 
Os muros levantados, não apenas nas ruas e praças,
Mas também em muitas casas, distanciando os que nela vivem,
Mergulhados na tela de um celular, ou outro meio,
Como que ilhas que não se encontram, no mar do isolamento.
 
Vimos muitos muros sendo levantados tão velozmente,
E muitas pontes destruídas com mesma intensidade.
 
Vimos pontes sendo cuidadosamente restauradas,
Suas bases revigoradas, com a força da Palavra e da Oração,
No silêncio orante do recolhimento dos que na família vivem,
Na busca comum do Deus que fala e gera alegria e comunhão.
 
Vimos muitos muros sendo levantados tão velozmente,
E muitas pontes destruídas com mesma intensidade.
 
Vimos pontes construídas pelas comunidades solidárias,
Que a fé, corajosamente, professam para dar asas à esperança,
Inflamadas pelo fogo do Espírito, comprometidas com a fraternidade,
Com gestos de partilha, alegre doação e solidariedade.
 
Vimos muitos muros sendo levantados tão velozmente,
E muitas pontes destruídas com a mesma intensidade.
 
Ao término do dia, perguntei ao Senhor o que Ele espera de nós,
Ao que respondeu: “Construam mais pontes e menos muros.
Foi para isto que na Cruz morri, para gerar um mundo novo,
Que nasce do amor vivido, da reconciliação, de uma nova humanidade".
 
E Ele, olhando em meus olhos, disse-me, com imensa ternura:
“Derruba muros, levanta pontes... “
Isto é o que espero de ti e de quem me segue.
Ao mundo ofereça a fragrância da simplicidade;
a limpidez de olhar para com todos que pelo caminho encontrares.
 
Tenha pureza de coração e sentimentos mais belos com quem convives.
Renasça em ti o melhor que tenho para te oferecer,
Se em mim confiares e a mim te entregares com amor sem medida,
Com renúncia de ti mesmo, tomando tua cruz e me seguindo.
 
Tão somente assim serás feliz, me amarás, porque antes te amei,
Construindo pontes que recriam e tornarão presente o Reino de meu Pai”.
 
O sol já está poente e não mais brilha intensamente.
Eu ao lado do Sol Nascente, Sol que jamais se põe;
que aquece e ilumina meus dias e noites, Jesus.
Fim de um dia. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG