quinta-feira, 21 de março de 2024

“Não podemos desanimar”

“Não podemos desanimar”

Na Missa dos Santos Óleos, da Diocese de Guarulhos, pela manhã, Dom Edmilson Amador Caetano fez uma memorável e profética Homilia, que inflamou o coração da Assembleia, porque reavivou a chama profética da coragem que os Presbíteros e todo o Povo de Deus devem ter neste momento por que passávamos e ainda passamos.

Na introdução da Homilia, falou do sentido desta Missa, da Instituição do Ministério Presbiteral, a importância da bênção dos óleos (Catecúmenos, enfermos e Crisma).

Em seguida, acenou para o difícil momento que vivemos, tanto em âmbito nacional como em nossa Cidade: pedido de “impeachments” da Presidente, violência, corrupção, dramática situação da saúde pública, educação, assassinatos, tráfico de drogas e outros fatos que revelam a dramaticidade do momento atual.

Vemos “remakes” de coisas vividas há décadas, que não se apresentam como solução para o momento atual.

À luz da Palavra de Deus proclamada, acenou para a desafiadora missão de reconstrução social que nos é confiado, sobretudo como Povo de Deus que tem fé, e se reúne para dar início ao Tríduo Pascal, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Sua Gloriosa Ressurreição.

É missão do Bispo, dos Presbíteros e de todo o Povo de Deus, pelo Batismo, levar adiante a missão de ser luz das nações, comprometidos e a serviço da vida plena e feliz para todos, confiantes na aparente impotência da semente de mostarda, pois assim é o Reino de Deus.

Animadores do povo desanimado, cansado, desiludido, sofrido, é a nossa missão ser sinal de coragem. 

“Não podemos desanimar”, concluiu Dom Edmilson em sua Homilia, pois cremos na Vitória do Cristo Ressuscitado. Temos uma fé Pascal: “Não podemos desanimar”. 

PS: Missa do dia 25 de março de 2016

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG