É oportuno refletirmos sobre o Itinerário Quaresmal que assumimos e percorremos (Ano A).
Empenhamo-nos na prática do jejum, da esmola e da oração, multiplicando esforços para a necessária e permanente conversão, renovando a graça do Batismo um dia recebido.
1º Domingo - Com Jesus no Deserto, aprendemos a fidelidade incondicional ao Pai, vencendo as tentações satânicas do ter, ser e poder (egoísmo, sucesso e domínio).
2º Domingo - Contemplamos o Filho Amado, que se Transfigurou no alto da Montanha, e todos fomos convidados a ouvi-Lo e testemunhá-Lo na planície, carregando com coragem e fidelidade nossa cruz quotidiana.
A cruz somente pode ser suportada se soubermos imergir diante da presença do Senhor, acolhendo Sua Palavra, no silêncio orante, para ouvir o que Ele tem a nos dizer. Imergir diante de Sua presença, mergulhar em Sua misericórdia para emergir vidas que clamam na planície à beira do caminho – os empobrecidos, desfigurados...
3º Domingo - Redescobrimos com a Samaritana que a sede de amor, vida e paz somente pode ser saciada na Fonte das Delícias Divinas, Jesus.
Somente N’Ele e com Ele, por Sua Palavra e pelo Pão, que é o Seu corpo, somos saciados e nutridos, para que renovemos compromissos com as múltiplas e incontáveis sedes da humanidade de vida e eternidade.
4º Domingo - Como o cego de nascença fomos curados de toda cegueira e, mais do que nunca, nossos olhos se abriram porque fomos agraciados com o colírio da fé que nos permite enxergar caminhos inauguradores do Reino. Curados por Deus, somos iluminados e iluminadores de um mundo que sem Ele seria condenado à escuridão, ao enregelamento insuportável, fazendo-nos ciganos pelo mundo sem rumo e sem sentido.
5º Domingo - Quando Lázaro, por seu amigo Jesus, foi ressuscitado, professamos nossa fé n’Aquele que tem poder sobre a vida e a morte, porque Jesus é o Senhor, é a Ressurreição e a Vida.
Ele é homem e Deus que quer vida para todos, tirando-nos das sepulturas tristes e sombrias da morte, quando com olhos amabilíssimos chorou e o Seu amigo ressuscitou.
Com a Ressurreição do Senhor, vida nova se inaugurará.
Ele fará novas todas as coisas.
Percorrido o Itinerário Quaresmal, será Páscoa,
o Sol Divino nos iluminará!
Então, exultantes, voltaremos a cantar o Aleluia Pascal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário