segunda-feira, 25 de março de 2024

Renovai, Senhor, nossas forças!

Renovai, Senhor, nossas forças!

“...os que esperam no Senhor renovam suas forças,
criam asas como as águias, correm sem
se cansar, caminham sem parar.
(Is 40, 31)

A passagem do Livro do Profeta Isaías (Is 40,25-31) é iluminadora em qualquer tempo, mas, sobretudo para o momento que vivemos, e nos convida a oração.

Senhor, com Vossos Profetas, aprendemos que um povo que sofre e vê diminuir sua esperança, é um povo liquidado, sem a perspectiva de um novo amanhecer.

Suplicamos que reanimeis nossa esperança como fizestes no tempo do exílio, em horas de terrível desalento, para que continuemos a peregrinar na penumbra da fé.

Fortalecei nossa fidelidade a Vós, e ao Vosso Projeto de vida plena para todos; vós que conheceis nossas fraquezas humanas e vinde sempre em nosso socorro.

Porém, bem sabemos que o Vosso socorro não é alienante, e detestais uma religião que nos amarre à balela do amparo divino com acomodação e omissão.

Também sabemos o quanto quereis e esperais que empreguemos seriamente todos os recursos que dispusermos para resolver os problemas do mundo.

Professamos nossa pequenez, e suplicamos a Vossa ajuda, que jamais substitui a nossa ação e participação.

Suplicamos que renoveis nossas forças, pois estamos fatigados; Vós que reconfortais e reanimais o que fraqueja.

Imploramos o Vosso perdão, cura e libertação, pois sois pleno do amor que nos estimula a mudar e a crescer sempre, em tamanho, sabedoria e graça.

E assim, conduzidos por Vós e por Vossa Palavra, e nutridos pelo Pão da Eucaristia, não nos omitamos em saldar nossa dívida para convosco, empenhados na construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.

Suplicamos a Luz do Vosso Espírito para tornar melhor o recanto do mundo que habitamos; esta casa comum que nos foi confiada, com sacrifícios e renúncias necessárias se preciso for.


PS: Livre Adaptação do Missal Cotidiano p.41

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG