domingo, 11 de fevereiro de 2024

Nossa Senhora de Lourdes


Nossa Senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes, e de tantas denominações, a ti volto meu olhar e coração com toda a humildade e confiança, e contemplo tua imagem, tão rica e expressiva de significados que aquecem e elevam nossa alma.

Contemplo a alvura de tua túnica; a cor branca que, desde o Antigo Testamento, é símbolo da pureza, santidade e inocência.

Contemplo esta brancura, símbolo da paz que tanto precisamos, acompanhada da pureza de coração e da santidade que todos devemos procurar, pois criados e predestinados à santidade por Deus, Altíssimo a quem amaste e serviste.

Contemplo teu cinto azul amarrado à túnica branca, ligado a ela: azul que nos remete ao céu onde estás, na vida eterna, na plena e íntima comunhão com Deus, acenando para nós o nosso destino.

Contemplo tuas mãos postas em oração, que representa o pedido insistente da Mãe do Céu, para que rezemos pela nossa salvação e a de toda a humanidade, e empenhemos esforços para que isto aconteça.

Contemplo o terço pendurado em teu braço direito, em complemento às tuas mãos postas para a oração, que pediste que também façamos: rezar o Santo Rosário, para que sejam evitadas grandes catástrofes, e para que muitas almas não se percam.

Contemplo o teu véu branco, que significa que pureza, santidade e paz, que devem estar também sobre nossa cabeça e em nossa mente; de modo que nossas forças intelectuais devem também ser puras, promovendo a paz, e sempre alimentadas com a Palavra que sai da boca de Deus.

Contemplo as duas rosas sobre teus pés, que representam a promessa messiânica,  a promessa que Deus fez de enviar um Salvador ao mundo.

Contemplo as rosas postas sobre os teus pés, significando, também, os teus passos de Mãe que nos levam para o Salvador, teu Filho Jesus.

Contemplo o fato de que nunca apontaste para ti mesma, pois não precisas de glórias, por isto apontas sempre para Jesus, o único que pode nos salvar.

Contemplo os doze raios saindo de tua cabeça, que representam as graças que a humanidade recebe a partir da Doutrina da Igreja, alicerçada sobre os doze Apóstolos.

Contemplo com isto, que tua aparição se dá em nome da Igreja de Cristo, e com ela, uma mensagem essencial e vital para toda a humanidade.

Contemplo as palavras sobre tua cabeça: 'Je suis L'immaculée Concepcion' ('Eu sou a Imaculada Conceição').

Contemplo que foste concebida sem o pecado original, porque inteiramente para Deus, virgem e pura, como deveria ser a Mãe do Salvador, pura e sem mancha, desde o momento em que foste concebida no ventre materno.

Nossa Senhora de Lourdes, nós te contemplamos, e a ti recorremos em oração:

“Ó Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com Ele. 

Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma, que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso, (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém.”


PS: Nossa Senhora de Lourdes, cuja memória celebramos no dia 11 de fevereiro, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernadette Soubirous, numa gruta de Lourdes, na França em 1858.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG