quarta-feira, 20 de março de 2024

“Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor”

“Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor”

À luz da Primeira Epístola do Apóstolo São Pedro (1Pd 1,22-23), reflitamos sobre o essencial da vida cristã, na fidelidade a Jesus Cristo, Nosso Senhor:

“Pela obediência à verdade, purificastes as vossas almas, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra de Deus, viva e permanente”. 

Purificados pelo Sangue de nosso Redentor, redimidos de nossos pecados, reconciliados com Deus, como discípulos missionários Seus, vivendo em comunidade, precisamos cada vez mais fazer progressos no amor fraterno –“amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor”.

Nossas comunidades haverão de ser sempre espaço de aprendizado do amor mútuo, quando com humildade cada um reconhece seus pecados, limitações, da mesma forma reconhece, compreende e aprende a perdoar, em necessárias e contínuas conversões e prática do perdão, contando sempre com a graça e misericórdia divinas.

Este amor vivido e fortalecido, de modo especial, nutrido ao participarmos do Banquete Eucarístico, torna-se missão, de modo que deve chegar aos mais necessitados, aos empobrecidos, a todos que venham a precisar de acolhida, pão, água, liberdade, como o Senhor mesmo nos falou na passagem de Mateus (Mt 25,31-46).

Que Deus nos conceda a graça, fortaleza e sabedoria necessárias, para que edifiquemos uma Igreja em que a perfeição e a santidade sejam buscadas, reconhecendo sempre nossa condição finita, limitada e pecadora, mas sempre abertas às novas e luminosas realidades.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG