quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Sabedoria e humildade nos levam ao céu

Sabedoria e humildade nos levam ao céu

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 10,17-24), proclamada no sábado da 26ª Semana do Tempo Comum, sobre a oração, a sabedoria e humildade que nos levam ao céu.

A Oração de Jesus:
“Eu Te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos...”

O comentário do Missal Cotidiano:
“O Reino que se avizinha inverterá os valores e realidades humanas, favorecendo, sobretudo os pequeninos, os simples, os pobres de Deus, a saber, o que está convencido da própria insignificância e nulidade, e se deixa penetrar pela sabedoria de Deus.”

E ainda:
“Os humildes e simples estão em comunicação direta com Deus, ‘verão a Deus’.”

A afirmação de uma sábia Doutora da Igreja – Santa Teresa do Menino Jesus
Sinto que se, por impossível, achasses uma alma mais frágil, menor que a minha, comprazer-te-ia em ajudá-la com favores ainda maiores, se se abandonasse com inteira confiança à Tua misericórdia infinita”.

O ecoar de um cântico: o Magnificat, que assim Maria viveu:
“Ele pôs os olhos sobre a humilhação de Sua serva; doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada” (Lc 1,48)

O desafio cristão: 
Que vivamos tal qual Maria, como os pobres mencionados pelo Senhor, Santa Terezinha e tantos outros...

O que alcançaremos no tempo presente: 
A felicidade, a luz, a alegria, o amor...

E, no final dos tempos ou de nossa vida: 
A Eternidade, o Céu! Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG