quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O mais alto objetivo da Arte

O mais alto objetivo da Arte

Atribui-se ao filósofo George Friedrich Hegel esta frase:

O mais alto objetivo da arte é o que é comum à Religião e à Filosofia. Tal como estas, é um modo de expressão do divino, das necessidades e exigências mais elevadas do Espírito”.

Neste sentido, a arte apresenta-se como um processo de infinitização do finito, um convite à reflexão, nos interrogando incessantemente, porque em perfeita sintonia e intimidade com o pensamento e o sentimento.

Segundo Delmo Mattos, “Enquanto ideia, a Arte concilia o infinito no finito, representa o Absoluto numa matéria sensível ou plástica, presentifica o divino em elementos sensíveis, revelando-se a verdade da Arte. Nessa manifestação sensível, material, do espírito, a Arte contradiz sua própria forma, o que ela deve exprimir: seu conteúdo infinito, divino” (1)

Esta reflexão nos remete à recente Mensagem Oficial da CNBB:

 “Em toda sua história, a Igreja sempre valorizou a cultura e a arte, por revelarem a grandeza da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, fazendo emergir a beleza que conduz ao divino. ‘A arte é como uma porta aberta para o infinito, para uma beleza e para uma verdade que vão mais além da vida quotidiana’ (Bento XVI – 2011). O mundo no qual vivemos, ensina Paulo VI, precisa de beleza para não cair no desespero (Cf. Mensagem aos Artistas – 1965).

Reconhecemos que “para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte” (São João Paulo II – Carta aos artistas 1999). Somos, por isso, agradecidos aos artistas pela infinidade de obras que enriquecem a cultura, animam o espírito e inspiram a fé.

 Merecem destaque a pintura, a música, a arquitetura, a escultura e tantas outras expressões artísticas que ressaltam a beleza da criação, do ser humano, da sexualidade, e o espírito religioso do povo brasileiro. Arte e fé, portanto, devem caminhar unidas, numa harmonia que respeita os valores e a sensibilidade de cada uma e de toda pessoa humana na sua cultura e nos seus valores”.(2)

Urge que se devolva à arte o seu mais alto objetivo, considerando tudo que vimos e ouvimos nestes dias.

Reconquiste a verdadeira arte espaços para que o espírito humano seja elevado, e que ela seja de fato “como uma porta aberta par ao infinito...”, como tão bem expressou o Papa Bento XVI.

A verdadeira arte é pão para nossa fome, e água cristalina para nossa sede do belo e elevação transcendente.



(1) Delmo Mattos em “o sublime e o belo artístico em Hegel”.
(2) Mensagem Oficial da CNBB - “Vencer a intolerância e o fundamentalismo”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG