terça-feira, 3 de setembro de 2024

Simplicidade, retidão e temor a Deus

Simplicidade, retidão e temor a Deus

Senhor, ajudai-nos a não nos afastarmos da pura simplicidade, procurando incansavelmente a virtude da retidão, nos pensamentos, palavras e ações, afastando-nos de todo mal, sem indesejáveis omissões, que fragilizam a novidade de Vosso Reino em nosso meio.

Senhor, dai-nos a graça de permanecer na inocência pela simplicidade, para que sejamos sábios no bem, e totalmente simples no mal; de modo que não nos façamos crianças pelo entendimento, maturidade de fé e sabedoria, mas sejamos pequeninos na malícia e em tudo que não nos torne puros de coração, como nos ensinais.

Senhor, dai-nos Vosso Espírito, para que em tudo sejamos prudentes como serpentes e simples como pombas, inseparavelmente, pois com a astúcia da serpente prevenimos a simplicidade da pomba, e assim, com a simplicidade da pomba temperamos a astúcia da serpente em nós e em nosso agir.

Senhor, que Vosso Espírito Se manifeste a nós, como presença, pela figura da pomba, recordando-nos a necessária simplicidade, mas também pela figura do fogo para que jamais descuidemos do zelo e do ardor, do amor que queima e arde sem se ver.

Senhor não permiti que caiamos na tentação de entrar por dois caminhos, pois assim poderíamos multiplicar obras em Vosso nome, mas tendo o coração distante de Vós, porque movidos por outros interesses, como o poder, a riqueza, o prestígio; e não a pura realização de Vossa vontade acima de todas as vontades.

Senhor, dai-nos a graça do temor divino, e também o afastar-se todo mal, pois o amor que segue o temor, esmaga toda a culpa na consciência pelo firme propósito da Vossa vontade, e tão somente assim, nos tornamos verdadeiros discípulos missionários Vossos, com renovados compromissos com um mundo novo, com ânsias sagradas de eternidade. Amém.



PS: Oração à luz dos Livros “Moralia” sobre Jó, do Papa São Gregório Magno – (Séc. VI).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG